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dc.contributor.authorBernardinelli, Ingrid
dc.date.accessioned2020-11-05T10:31:16Z
dc.date.available2020-11-05T10:31:16Z
dc.date.issued2020-09-11
dc.identifier.citationBERNARDINELLI, Ingrid. Os sentidos sociais da velhice e do envelhecimento nos programas de preparação para aposentadoria de grandes empresas brasileiras. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13400.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13400
dc.description.abstractIn recent years, the number of large companies that have implemented retirement preparation programs has increased, which stems from their perception of demographic changes and the need for intervention in their employees' retirement processes. The objective of the research is to analyze the social conceptions of old age and aging underlying the retirement preparation programs of Brazilian companies. To achieve the proposed objective, a qualitative research, focused on analyzing, investigating and incorporating the meanings and interpretations attributed to the programs and the individuals involved, was carried out. Using secondary data about management literature and reports published in the business media, and primary data, collected through semi-structured interviews with consultants that rely on these programs and Brazilian companies. These data were analyzed based on the technique of content analysis. The concept of old age underlying the programs has been shown to be positive, since it agrees with a more active retirement. This transformation is in line with analyzes that point to recent ideological transformations that value the idea of activity and the financialization process. Corporate retirement preparation programs encourage an investment culture, of which the topic of financial planning is highlighted. Such programs spread as an opportunity to engage in new activities after retirement, such as economic activities and entrepreneurial activities, and with that, builds new perspectives for retirement. The understanding of the meanings underlying these programs is relevant, since large companies and consultancies are influential actors in the construction of meanings about old age and aging, influencing the ways in which society in general understands the phenomenon and influencing the ways that many people plan for retirement, deconstructing old-fashioned views of old age and rebuilding it as a new, more active phase.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVelhicepor
dc.subjectSignificado socialpor
dc.subjectPrograma de preparação para a aposentadoriapor
dc.subjectCultura e Organizaçõespor
dc.subjectOld ageeng
dc.subjectSocial meaningeng
dc.subjectRetirement preparation programeng
dc.subjectCulture and Organizationseng
dc.titleOs sentidos sociais da velhice e do envelhecimento nos programas de preparação para aposentadoria de grandes empresas brasileiraspor
dc.title.alternativeThe social meanings of old age and aging in the retirement preparation programs of large Brazilian companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Candido, Silvio Eduardo Alvarez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194644249955417por
dc.description.resumoNos últimos anos, o número de grandes empresas que têm implementado programas de preparação para a aposentadoria (PPA) tem aumentado, o que decorre de sua percepção sobre as transformações demográficas e da necessidade de intervenção nos processos de aposentadoria dos seus funcionários. O objetivo da pesquisa é analisar as concepções sociais da velhice e do envelhecimento subjacentes aos programas de preparação para a aposentadoria (PPA) de empresas brasileiras. Para alcançar o objetivo proposto, uma pesquisa de caráter qualitativo, focada em analisar, investigar e incorporar os significados e as interpretações atribuídas aos PPAs e aos indivíduos envolvidos, foi realizada. Utilizando-se dados secundários acerca da literatura gerencial e de reportagens publicadas na mídia de negócios, e dados primários, levantados por meio de entrevistas semiestruturadas com consultorias que contam com os PPAs e empresas brasileiras. Esses dados foram analisados com base na técnica da análise de conteúdo. A concepção de velhice subjacente aos PPAs tem se demostrado positiva, uma vez que pactua com uma aposentadoria mais ativa. Essa transformação está alinhada com análises que apontam para transformações ideológicas recentes que valorizam a ideia de atividade e com o processo de financeirização. Os PPAs empresariais incentivam a cultura do investimento, do qual o tema planejamento financeiro está em destaque. Tais programas difundem como uma oportunidade de engajamento em novas atividades após aposentadoria, como atividades econômicas e a atuação empreendedora, e com isso, constrói novas perspectivas para aposentadoria. A compreensão dos sentidos subjacentes a esses programas é relevante, uma vez que as grandes empresas e consultorias, são atores influentes na construção dos sentidos sobre a velhice e o envelhecimento, influenciando as formas como a sociedade em geral compreende o fenômeno e influenciam as formas com que muitas pessoas se planejam para a aposentadoria, desconstruindo visões tidas como antiquadas sobre a velhice e a reconstruindo como uma nova fase mais ativa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIALpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2018/23894-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4387243781289309por


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