dc.contributor.author | Teixeira, Francisco Márcio Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2020-11-05T10:43:52Z | |
dc.date.available | 2020-11-05T10:43:52Z | |
dc.date.issued | 2020-08-07 | |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Francisco Márcio Barbosa. Abordagem investigativa como fator de motivação em três cursos da área de Química de uma instituição pública do Estado de São Paulo. 2020. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13401. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13401 | |
dc.description.abstract | Laboratory classes have great potential to motivate students in science courses, whether to learn new knowledge or to demonstrate what they have already learnt. There are some ways of working in the laboratory and two draw attention: the traditional method where the student receives a script ready to develop the practice, and the inquiry approach where, among other characteristics, the student themselves develops their procedure, provided that they have the necessary prior knowledge. In this research, the inquiry approach was applied in three courses in the area of Chemistry at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari: two technical courses and a higher degree in Chemistry. Another important point in this research is motivation, which can be defined as what leads us to perform a certain action. We can be motivated to carry out the actions and the reasons can be internal or external; and if there is no motivation, we will not take the action or do it below our capabilities. That is why the study of motivation is so important in education. One of the theories that have motivation as an object of study is the self-determination theory (SDT), in which it is stated that there are basic psychological needs that are closely linked with intrinsic motivation. In this research we study the motivation of the participating students through the academic motivation scale, and mainly through a semi-structured interview, followed by a textual discourse analysis. The main conclusions were: (i) it was possible to perceive positive changes in meeting the basic psychological needs of students (autonomy, belonging, and competence); (ii) work as an inquiry approach represented a differentiating factor in relation to classes run by the traditional method (prior to the project), according to the students. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Licenciatura em Química | por |
dc.subject | Teoria da autodeterminação | por |
dc.subject | Análise textual discursiva | por |
dc.subject | Escala de motivação acadêmica | por |
dc.subject | Chemistry teaching | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Degree in Chemistry | eng |
dc.subject | Self-determination Theory | eng |
dc.subject | Textual discourse analysis | eng |
dc.subject | Academic motivation scale | eng |
dc.title | Abordagem investigativa como fator de motivação em três cursos da área de Química de uma instituição pública do Estado de São Paulo | por |
dc.title.alternative | Inquiry approach as a motivation factor in three Chemistry courses of a public institution in the State of São Paulo | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Luiz Henrique | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4819009378941531 | por |
dc.description.resumo | Aulas de laboratório apresentam grande potencial em motivar os alunos em cursos da área de Ciências, seja para aprender novos conhecimentos ou demonstrar o que já aprenderam. Há algumas formas de trabalhar no laboratório, e duas chamam a atenção: o método tradicional, onde o aluno recebe um roteiro pronto para desenvolver a prática, e o método investigativo onde, entre outras características, o próprio aluno desenvolve seu procedimento, desde que tenha os conhecimentos prévios necessários. Nesta pesquisa realizou-se a aplicação do método investigativo em três cursos da área de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari: dois cursos técnicos e um curso superior de Licenciatura em Química. Outro ponto importante nesta pesquisa é a motivação, onde podemos definir esse termo como o que nos leva a realizar uma determinada ação. Podemos estar motivados para realizar as ações e os motivos podem ser internos ou externos e, caso não exista a motivação, não realizaremos a ação ou a faremos abaixo de nossas capacidades. Por isso o estudo da motivação é tão importante na educação. Uma das teorias que tem a motivação como objeto de estudo é a teoria da autodeterminação, ou em inglês self-determination theory (SDT), onde se afirma que existem necessidades psicológicas básicas que estão intimamente ligadas à motivação intrínseca. Nesta pesquisa estudamos a motivação dos alunos participantes através da escala de motivação acadêmica (EMA) e, principalmente, por uma entrevista semiestruturada, seguida de uma análise textual discursiva (ATD). As principais conclusões foram: (i) foi possível perceber mudanças positivas no atendimento das necessidades psicológicas básicas dos estudantes (autonomia, pertencimento e competência); (ii) o trabalho como a metodologia investigativa representou um fator de diferenciação em relação às aulas conduzidas pelo método tradicional (anteriores ao projeto), segundo os alunos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2202709178357878 | por |