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dc.contributor.authorGirotti, Vivian Bonani de Souza
dc.date.accessioned2020-11-09T19:00:22Z
dc.date.available2020-11-09T19:00:22Z
dc.date.issued2020-09-11
dc.identifier.citationGIROTTI, Vivian Bonani de Souza. Estudos sobre divulgação científica e redes sociais virtuais: o caso do Boletim Behaviorista. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13409.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13409
dc.description.abstractThe investigation of the use of virtual social networks by institutions, groups and individuals, for the dissemination of information, is important since a large part of the population uses the Internet as the main source of information, and this, in turn, can have impacts on how people interact with each other. Faced with the need to understand this practice, were conducted to identify three studies, characterized as quasi-experiments to identify and analyze one of the practice publishing reviews on the Behaviorist Bulletin blog by the Culture, Language and Symbolic Behavior (CLICS), based on the concept of control agencies and evaluation of the effects of the dissemination of reviews via the CLICS Facebook page, on access to reviews. The number of accesses to the reviews posted on the blog were collected in two moments, before and after the publication of the review via Facebook, in addition to the data from the Facebook post being collected. The results indicated that there was an increase in the number of hits as reviews after being posted on the Facebook page. With this, both the blog and the CLICS Facebook page can be analizyzed as control agencies, since, because they are the information holders, they may be able to influence the behavior of others, when producing and disseminating information. Finally, it is considered that the data found in the studies were important to meet the proposed objectives and to confirm the hypothesis raised that there were effects on the data of views on the blog, after the manipulations made on Facebook. In addition, it is also considered that the concept of metacontingencies can help to understand the information dissemination practice analyzed here.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do Comportamentopor
dc.subjectRedes sociais virtuaispor
dc.subjectAgência de controlepor
dc.subjectBehavior Analysiseng
dc.subjectVirtual social networkseng
dc.subjectControl agencyeng
dc.titleEstudos sobre divulgação científica e redes sociais virtuais: o caso do Boletim Behavioristapor
dc.title.alternativeStudies on scientific dissemination and virtual social networks: the case of the Behavioristeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rose, Julio Cesar Coelho de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3386857761295187por
dc.description.resumoA investigação do uso das redes sociais virtuais por instituições, grupos e indivíduos, para a divulgação de informações, é importante já que grande parte da população utiliza a internet como principal fonte de informação, e isso, por sua vez, pode trazer impactos na forma como as pessoas interagem uma com as outras. Diante da necessidade de compreender essa prática, buscou-se realizar três estudos, caracterizados como quasi-experimentos, para identificar e analisar a prática de publicar resenhas no blog Boletim Behaviorista realizada pelo grupo de pesquisa Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLICS), a partir do conceito de e agências de controle e avaliar os efeitos da divulgação das resenhas via página do CLICS no Facebook, sobre os acessos às resenhas. Foram coletados o número de acessos às resenhas pulicadas no blog em dois momentos, antes e depois da divulgação da resenha via Facebook, além de serem coletados os dados da postagem no Facebook. Os resultados indicaram que houve aumento no número de acessos as resenhas após serem divulgadas na página do Facebook. Com isso, tanto o blog quanto a página do CLICS no Facebook podem ser analisados enquanto agências de controle, uma vez que, por serem detentoras da informação podem ser capazes de influenciar o comportamento de outros indivíduos, ao produzirem e divulgarem informações. Por fim, considerou-se que os dados encontrados nos estudos foram importantes para atender aos objetivos propostos e para confirmar a hipótese levantada de que ocorreram efeitos nos dados de visualizações no blog, após as manipulações realizadas no Facebook. Além disso, considerou-se também que o conceito de metacontingências pode auxiliar a compreensão da prática de divulgação de informação aqui analisada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3624061181662949por


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