Show simple item record

dc.contributor.authorCampos Junior, José Carlos de
dc.date.accessioned2020-12-01T14:54:41Z
dc.date.available2020-12-01T14:54:41Z
dc.date.issued2020-10-26
dc.identifier.citationCAMPOS JUNIOR, José Carlos de. O professor na educação infantil: uma revisão bibliográfica sobre as especificidades do docente masculino nas relações em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13507.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13507
dc.description.abstractThis study aims to investigate, through a bibliographic search, what the scientific literature has investigated and pointed out about the presence of the male teacher in Early Childhood Education. For this, a survey was made at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and ten researches were selected: Bonifácio (2019), Silva (2014), Souza (2017), Aguiar (2017), Silva (2015), Pereira (2012), Gomides (2014), Ruis (2015), Moreno (2017) and Mendonça (2016) contemplate different aspects of the insertion of this professional, such as: reports, experiences, identity and professionalism of teaching. In general terms, it was possible to identify in the analyzed works similar aspects that start with the idea of the feminization of teaching and the existence of a society where the hegemonic perspectives of gender prevail and are perpetuated in school, as well as the existence of strangeness and distrust in relation to the presence and performance of the male teacher in Early Childhood Education. It is understood that the participation of the teacher (man) in this field is fundamental to fight for the rupture of the sexist behavior patterns and stigmas that still permeate the social imaginary regarding the performance of this professional in the work with young children. Thus, it is noted the importance of reflection and debate at school to seek strategies that overcome prejudiced perceptions about the presence of male teachers at this level of education.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDocente masculinopor
dc.subjectPapéis de gêneropor
dc.titleO professor na educação infantil: uma revisão bibliográfica sobre as especificidades do docente masculino nas relações em sala de aulapor
dc.title.alternativeThe teacher in early childhood education - A bibliographic review on the specificities of male teachers in classroom relationshipspor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Sant'Ana, Izabella Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7860235863062183por
dc.description.resumoEste estudo visa investigar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o que a literatura científica tem investigado e apontado sobre a presença do docente masculino na Educação Infantil. Para isso, foi feito um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e foram selecionadas dez pesquisas: Bonifácio (2019), Silva (2014), Souza (2017), Aguiar (2017), Silva (2015), Pereira (2012), Gomides (2014), Ruis (2015), Moreno (2017) e Mendonça (2016) contemplam diferentes aspectos da inserção desse profissional, tais como: relatos, experiências, identidade e profissionalidade da docência. Em termos gerais, foi possível identificar nos trabalhos analisados aspectos semelhantes, que tem início na ideia da feminização do magistério e na existência de uma sociedade onde as perspectivas hegemônicas de gênero prevalecem e se perpetuam na escola, assim como na existência de estranhamento e desconfiança em relação à presença e à atuação do docente masculino na Educação Infantil. Entende-se que a participação do professor (homem) nesse campo é fundamental para se lutar pela ruptura dos padrões de comportamento sexistas e de estigmas que ainda permeiam o imaginário social quanto à atuação desse profissional no trabalho junto a crianças pequenas. Nota-se assim, a importância da reflexão e do debate na escola em uma tentativa de se buscar estratégias que superem percepções preconceituosas sobre a presença do docente masculino nesse nível de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5767083654395121por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil