Show simple item record

dc.contributor.authorGonçalves, Jones Artur
dc.date.accessioned2020-12-04T18:24:39Z
dc.date.available2020-12-04T18:24:39Z
dc.date.issued2020-10-23
dc.identifier.citationGONÇALVES, Jones Artur. Laboratórios de simulação e experimentação remota no ensino de ciências: uma análise do potencial técnico e pedagógico. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13523.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13523
dc.description.abstractThe purpose of this research was to analyze from the pedagogical and technical point of view the potential of remote laboratories and simulators for basic education Science classes. The work has presented a brief record of information and communication technologies (ICT) in Science teaching and its pedagogical perspectives. In order to meet the paper purposes different remote pedagogical and simulators profiles were studied in different countries and technological contexts. The main advantages and challenges of its use were discussed, as well as the needs for the expansion of these resources in school institutions. In a general way, through the analysis it was possible to find evidences of the contribution from remote and testing laboratories in Science teaching. The results found in this paper proposes that the testing through the remote laboratories and simulators under the pedagogical perspective can contribute to a greater engagement of the students; greater involvement with teamwork through a collaborative learning, in addition to a more stimulating practice through the scientific involvement with the content. The expected contribution from this work is to foster the academical discussion about the use of technologies as remote laboratories and testing in teaching by making Science contents in basic education more interactive, dynamic and motivating.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLaboratórios remotospor
dc.subjectSimuladorespor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEducação científicapor
dc.subjectRemote laboratoriespor
dc.subjectSimulatorspor
dc.subjectInformation and Communication Technologiespor
dc.subjectScience teachingpor
dc.titleLaboratórios de simulação e experimentação remota no ensino de ciências: uma análise do potencial técnico e pedagógicopor
dc.title.alternativeSimulators and remote laboratories in science teaching: an analysis of the technical and pedagogical potentialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gebara, Maria José Fontana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar, do ponto de vista técnico e pedagógico, o potencial de simuladores e laboratórios remotos para as aulas de Ciências da educação básica. O trabalho em questão apresentou um breve histórico das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Ciências e suas perspectivas pedagógicas. Para atender os objetivos da pesquisa, foram analisados diferentes perfis de laboratórios remotos e de simulação em diferentes países e contextos tecnológicos. Foram discutidas, ainda, as principais vantagens e desafios do seu uso e quais as necessidades para ampliação destes recursos nas instituições escolares. De maneira geral, por meio das análises, foi possível encontrar evidências das contribuições dos laboratórios remoto e de experimentação no ensino de Ciências. Os resultados encontrados nesta dissertação sugerem que a experimentação, por meio dos laboratórios remotos e simuladores, pode contribuir, sob a perspectiva pedagógica, para um maior engajamento dos alunos; maior envolvimento com o trabalho em equipe, por meio de aprendizagem colaborativa; além de incentivá-los à uma prática mais estimuladora, através do envolvimento científico com o conteúdo. A contribuição esperada desde trabalho é fomentar a discussão acadêmica a respeito do uso de tecnologias como os laboratórios remoto e de experimentação no ensino, tornando os conteúdos de Ciências na educação básica mais interativos, dinâmicos e motivadores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7748268033898403por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil