Show simple item record

dc.contributor.authorPedroso, Bruno Rodrigues
dc.date.accessioned2020-12-22T23:36:24Z
dc.date.available2020-12-22T23:36:24Z
dc.date.issued2020-12-07
dc.identifier.citationPEDROSO, Bruno Rodrigues. Reflexões sobre as macrotendências da educação ambiental presentes nas apostilas de sustentabilidade da Secretaria de Educação de Sorocaba: diálogos com a educação ambiental crítico-transformadora. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13590.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13590
dc.description.abstractThe objective of this work is to reflect on the macro trends of environmental education (conservationist, pragmatic and critical) presented in the textbooks, having as object of study the sustainability handouts of the Sorocaba Municipal Secretariat of Education, used in the early years of elementary school. The methodology used for a qualitative analysis; documentary and bibliographic. The theoretical and methodological bases that inspire this work are from the macro trends of environmental education and of critical-transforming Environmental Education. The work highlights the role of Environmental Education: history, macro trends and hegemony, curricula and educational norms and category analysis. About the textbook, a survey addresses its history in Brazil, especially in the period of dictatorship until 2020, its financial, political, pedagogical and ideological costs. In the analysis of bankruptcy, the clipping of the booklet “Solid waste and consumption”, with the following categories of analysis: man's relations with nature, social equality, quality of life, raw materials and the State. We realize that the book is close to the pragmatic and conservationist view, as it aligns with aspects of individual blame, conservative values, individualistic and meritocratic attitudes, to the minimum state and generic solutions.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambiental Crítico-transformadora. Macrotendências da Educação Ambiental. Livro didáticopor
dc.titleReflexões sobre as macrotendências da educação ambiental presentes nas apostilas de sustentabilidade da Secretaria de Educação de Sorocaba: diálogos com a educação ambiental crítico-transformadorapor
dc.title.alternativeReflections on the macrotendencies of environmental education present in the sustainability apostiles of the Sorocaba Education Secretariat: dialogues with critical-transforming environmental educationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é refletir sobre as macrotendências da educação ambiental (conservacionista, pragmática e crítica) presentes nos livros didáticos, tendo como objeto de estudo as apostilas de sustentabilidade da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba, utilizadas nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa; documental e bibliográfica. As bases teórico-metodológicas que inspiram este trabalho são das macrotendências da educação ambiental e da Educação Ambiental crítico-transformadora. O trabalho traz à tona discussões sobre a Educação Ambiental: histórico, macrotendências e hegemonia, currículos e normativas educacionais e análise de categorias. Sobre o livro didático, a pesquisa aborda seu histórico no Brasil em especial no período de ditadura até o ano de 2020, seus aspectos financeiros, políticos, pedagógicos e ideológicos. Na análise fizemos o recorte da apostila “Resíduos sólidos e consumo”, tendo como categorias de análise: as relações do homem com a natureza, a igualdade social, a qualidade de vida, a matéria-prima e o Estado. Percebemos que a apostila se aproxima da visão pragmática e conservacionista, pois se alinha a aspectos de culpabilização individual, de valores conservadores, atitudes individualistas e meritocráticas, ao Estado mínimo e soluções genéricas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2611460541770789por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil