dc.contributor.author | Lima, André Henrique de | |
dc.date.accessioned | 2020-12-23T15:27:57Z | |
dc.date.available | 2020-12-23T15:27:57Z | |
dc.date.issued | 2020-12-07 | |
dc.identifier.citation | LIMA, André Henrique de. Entre sons e silêncios: a orquestração da acessibilidade na Educação Superior. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13595. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13595 | |
dc.description.abstract | Democratic Management in Public Institutions of Higher Education (PIHE), in addition to
resource management, provides for the interrelation of pedagogical management, access to the curriculum,
spaces, conducts and cultural interactions. However, IPES has traditionally tended to
subdivide and fragment their actions, distancing themselves from the perspective of accessibility,
which encourages the cooperative interrelation of concrete and achievable elements and practices. Thus, the
The present research aimed to identify, describe and analyze elements that (make up) the management
democracy in the process of curriculum differentiation and accessibility in Education courses
Superior of an PIHE in the state of São Paulo. This is a field study, with the
participation of students with and without disabilities, teachers and managers and, based on
institutional documents and legislation, is configured as a documentary study. The data
were collected through interviews and observation, in addition to identification and systematization
of documents. Therefore, it is a qualitative research and approached in the light of the analysis of
content. The results of the study indicated the (de) construction of conceptions about
disabilities and vocational training, as well as the identification of practical possibilities
and positive attitudes. In addition, the elements identified and cooperatively discussed
together with institutional managers, managers of undergraduate courses, teachers and students with and
without disabilities, subsidized the legal recognition and institutionalization of the
Curricular Differentiation and Accessibility (DAC) in the studied IPES. The present research suggests
that the developments that DAC will make possible for Brazilian Higher Education should be
carefully analyzed, from their planning to the transition of university students with
deficiencies in the labor market, involving micro, meso, exo, chrono and macrocontext. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Pessoas com deficiências | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Cooperação | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | People with disabilities | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Cooperation | eng |
dc.subject | Professional training | eng |
dc.title | Entre sons e silêncios: a orquestração da acessibilidade na educação superior | por |
dc.title.alternative | Between sounds and silences: the orchestration of accessibility in higher education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cabral, Leonardo Santos Amâncio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5306031040506357 | por |
dc.description.resumo | A Gestão Democrática nas Instituições Públicas da Educação Superior (IPES), para além da
gestão de recursos, prevê a interrelação da gestão pedagógica, do acesso ao currículo, dos
espaços, das condutas e interações culturais. Contudo, as IPES tendem, tradicionalmente, a
subdividirem e a fragmentarem suas ações, distanciando-se da perspectiva da acessibilidade, a
qual incita a interrelação cooperativa de elementos e práticas concretas e alcançáveis. Assim, a
presente pesquisa visou identificar, descrever e analisar elementos que (des)compõem a gestão
democrática no processo de diferenciação e acessibilidade curricular em cursos da Educação
Superior de uma IPES do estado de São Paulo. Trata-se de um estudo de campo, com a
participação de estudantes com e sem deficiências, docentes e gestores e, com base em
documentos institucionais e da legislação, configura-se como um estudo documental. Os dados
foram coletados por meio de entrevistas e observação, além da identificação e sistematização
de documentos. Portanto, é uma pesquisa de cunho qualitativo e abordado à luz da análise de
conteúdo. Os resultados do estudo indicaram a (des)construção de concepções sobre
deficiências e sobre formação profissional, bem como a identificação de possibilidades práticas
e de atitudes positivas. Além disso, os elementos identificados e cooperativamente discutidos
junto aos gestores institucionais, gestores de cursos de graduação, docentes e alunato com e
sem deficiência, subsidiaram o reconhecimento jurídico e a institucionalização da
Diferenciação e Acessibilidade Curricular (DAC) na IPES estudada. A presente pesquisa sugere
que os desdobramentos que a DAC possibilitará à Educação Superior brasileira deverão ser
cuidadosamente analisados, do seu planejamento à transição dos estudantes universitários com
deficiências ao mercado de trabalho, envolvendo-se micro, meso, exo, crono e macrocontextos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 431096/2016-3 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5923802418381538 | por |
dc.identifier.url | https://www.idea.ufscar.br/producoes/tccs | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |