Show simple item record

dc.contributor.authorFabricio, Mariana Gonçalves
dc.date.accessioned2020-12-23T20:20:18Z
dc.date.available2020-12-23T20:20:18Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.citationFABRICIO, Mariana Gonçalves. Gênero e sexualidade nos cursos de Pedagogia: um estudo sobre a Resolução CNE 002/2015 na formação inicial de professoras do Sudeste. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13596.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13596
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the way in which the Pedagogy courses of federal universities in the Southeastern region of the country were reformulated to comply with Resolution No. 002/2015 of the National Education Council (CNE). Resolution No. 002/2015 makes it mandatory to contemplate gender discussions in teacher education along the pedagogical political projects of undergraduate courses in Pedagogy. As consequence of a problematization of the emergency conditions of this policy national public, which regulates the training of teachers, inferring about its consequences in pedagogy courses, which train teachers for small children. This research, of genealogical inspiration, is based on a documentary analysis of the pedagogical projects of the Pedagogy courses in the Southeastern region after the adequacy date foreseen by the resolution. The search for keywords in the documents, it was possible to observe the various exits found by the courses to adapt to the new requirements.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectGenealogyeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleGênero e sexualidade nos cursos de Pedagogia: um estudo sobre a Resolução CNE 002/2015 na formação inicial de professoras do Sudestepor
dc.title.alternativeGender and sexuality in Pedagogy courses: a study on CNE Resolution 002/2015 in the initial training of teachers in the Southeasteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moruzzi, Andrea Braga
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502374705668286por
dc.description.resumoEssa dissertação tem por objetivo analisar a maneira pela qual os cursos de Pedagogia das Universidades Federais da Região Sudeste do país se reformularam para atender à Resolução Nº 002/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE). A Resolução Nº 002/2015 torna obrigatória a contemplação das discussões de gênero na formação docente por meio dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Através de uma problematização das condições de emergência desta política pública nacional, que normatiza a formação de professoras/es, e da elaboração de um levantamento dos seus desdobramentos nos cursos de pedagogia, investiga-se a maneira pela qual se formam docentes para a discussão de gênero na pequena infância. Esta pesquisa, de inspiração genealógica, baseia-se em uma análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da Região Sudeste após a data de adequação prevista pela Resolução. A partir da busca por palavras-chave nos documentos foi possível observar as diversas saídas encontradas pelos cursos para se adequarem às novas exigênciaspor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426328/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9985911697672812por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil