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dc.contributor.authorGregori, Rodolfo
dc.date.accessioned2021-01-08T12:30:05Z
dc.date.available2021-01-08T12:30:05Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.citationGREGORI, Rodolfo. Avaliação da perda de carga em um lavador Venturi de seção circular. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13636.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13636
dc.description.abstractThis work aimed to experimentally evaluate how the number of liquid injection holes, the Gas-Liquid ratio and the penetration of the liquid jet affect the pressure drop in a Venturi scrubber with circular section. It was analyzed how the pressure drop behaved, varying the number of liquid injection holes from 3 to 6, the liquid flow from 250 mL / min to 1500 mL /min at intervals of 250 mL / min and at gas speeds at throat of 52.4, 61.4, 67.3 and 73.3 m / s. The washing liquid used in the experiments was water, kept at room temperature and the Venturi washer used with a circular section with a diameter equal to 33 mm and a divergente section length of 86 mm. The experimental results confirmed that the increase in liquid flow causes an increase in pressure drop due to greater energy dissipation. In addition, the increase in the velocity of the injected gas causes a decrease in the penetration of the jet, due to na increase in the drag force and that by varying the number of orifices from 3 to 6, the jets became less penetrating. The experimental results were also compared with analytical models by YUNG et al. (1977) and CALVERT (1970), and proved to be quite coherent. However, it was possible to observe a departure from the absolute values obtained that can be justified by the fact that the models establish some hypotheses that do not take into account the number of injection orifices and other behaviors.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLavador Venturi, Queda de Pressão, Injeção de líquidopor
dc.subjectVenturi Scrubber, Pressure Drop, Liquid Injectionpor
dc.titleAvaliação da perda de carga em um lavador Venturi de seção circularpor
dc.title.alternativePressure drop evaluation in a venturi scrubber with circular section.por
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Béttega, Vádila Giovana Guerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0752059622240208por
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo avaliar experimentalmente como o número de orifícios de injeção de líquido, a razão Gás-Líquido e a penetração do jato líquido afetam a perda de carga em lavador Venturi com seção circular. Analisou-se como a queda de pressão se comportava variando o número de orifícios de injeção do líquido de 3 para 6, a vazão do líquido de 250 mL/min até 1500 mL/min em intervalos de 250 mL/min e a velocidades do gás na garganta de 52.4, 61.4, 67.3 e 73.3 m/s. O líquido de lavagem utilizado nos experimentos foi a água, mantida à temperatura ambiente e o lavador Venturi utilizado de seção circular com diâmetro igual a 33 mm e comprimento da seção divergente de 86 mm. Os resultados experimentais confirmaram que o aumento da vazão de líquido provoca um aumento na queda de pressão devido à maior dissipação de energia. Além disso, o aumento da velocidade de gás injetado provoca uma diminuição da penetração do jato, devido ao aumento na força de arraste e que ao variar o número de orifícios de 3 para 6, os jatos tornavam-se menos penetrantes. Os resultados experimentais também foram comparados com modelos analíticos de YUNG et al. (1977) e CALVERT (1970), e se mostraram bastante coerentes. Entretanto, foi possível observar um distanciamento dos valores absolutos obtidos que pode ser justificado pelo fato dos modelos estabelecerem algumas hipóteses que não levam em consideração o número de orifícios de injeção e outros comportamentospor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5294032603763145por
dc.publisher.courseEngenharia Química - EQpor


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