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dc.contributor.authorDe Menezes, Taciana Gava
dc.date.accessioned2021-01-13T21:32:53Z
dc.date.available2021-01-13T21:32:53Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.citationDE MENEZES, Taciana Gava. Augusto de Campos entre dois séculos: poeta concreto e digital. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13687.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13687
dc.description.abstractThis study aims to analyze the process of transposing printed poems to the digital medium, carried out by the concrete poet Augusto de Campos, and, from the analysis, to understand the aesthetic changes resulting from this in the light of the concept of remediation (BOLTER; GRUSIN, 2000). When the digital context appears, the potentialities of texts, previously printed, are transcoded to another medium (MANOVICH, 2001), adding other meanings to concrete poems and bringing the aesthetic configuration of the Concretist movement to the history of brazilian digital literature. The theoretical-critical discussion of this study has three axes: 1. Concrete poetry: Aguilar (2005), Campos, A., Pignatari and Campos, H. (2006); 2. The convergence between new media and the arts: Debray (1993), Lévy (2008) and Santaella (2003, 2005, 2018); and 3. Digital literature: Bolter e Grusin (2000), Gainza (2012, 2016, 2017), Hayles (2008), Kozak (2015a, 2015b) and Rocha (2014, 2016, 2020). Data from the mapping of digital works, carried out within the scope of the Project (CNPq) “Repositório da Literatura Digital Brasileira”, show us that Augusto de Campos’ poetry appears on a large scale and the protagonism in these data suggests the delineation of a “pre- history ”of brazilian digital literature built by the process of refining poetic techniques and procedures that the Concretist movement has always set out to accomplish. This research project is part of the discussions developed by the Research Group (CNPq) “Observatório da Literatura Brasileira Brasileira”.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectliteratura digitalpor
dc.subjectpoesia concretapor
dc.subjectAugusto de Campospor
dc.titleAugusto de Campos entre dois séculos: poeta concreto e digitalpor
dc.title.alternativeAugusto de Campos between two centuries concrete and digital poetpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rocha, Rejane Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5669300635333699por
dc.description.resumoEste estudo objetiva analisar o processo de transposição de poemas impressos para o meio digital, realizado pelo poeta concreto Augusto de Campos, e, a partir da análise, compreender as alterações estéticas daí decorrentes à luz do conceito de remidiação (BOLTER; GRUSIN, 2000). Quando surge o contexto digital, as potencialidades dos textos, antes impressos, são transcodificadas para outro suporte (MANOVICH, 2001), agregando aos poemas concretos outros sentidos e trazendo para a história da literatura digital brasileira a configuração estética do movimento Concretista. A discussão teórico-crítica deste estudo conta com três eixos: 1. Poesia concreta: Aguilar (2005), Campos, A., Pignatari e Campos, H. (2006); 2. A convergência entre as novas mídias e as artes: Debray (1993), Lévy (2008) e Santaella (2003, 2005, 2018); e 3. Literatura digital: Bolter e Grusin (2000), Gainza (2012, 2016, 2017), Hayles (2008), Kozak (2015a, 2015b) e Rocha (2014, 2016, 2020). Os dados dos mapeamentos das obras digitais, realizados no âmbito do Projeto (CNPq) “Repositório da Literatura Digital Brasileira”, nos mostram que a poesia de Augusto de Campos aparece em grande escala e o protagonismo nestes dados sugere o delineamento de uma “pré-história” da literatura digital brasileira, construída pelo processo de refinamento de técnicas e procedimentos poéticos que o movimento Concretista sempre se propôs a realizar. Este projeto de pesquisa se insere nas discussões desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) “Observatório da Literatura Digital Brasileira”.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0468207850740425por
dc.publisher.courseLetras - Letras - Inglês - LLIpor


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