Show simple item record

dc.contributor.authorAmaral, Leticia Rossetto Ferraz do
dc.date.accessioned2021-01-24T22:39:56Z
dc.date.available2021-01-24T22:39:56Z
dc.date.issued2015-12-09
dc.identifier.citationAMARAL, Leticia Rossetto Ferraz do. As linguagens artísticas no ensino de Inglês. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13765.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13765
dc.description.abstractThis graduation term paper aimed to comprehend how using Arts can contribute to teaching English Language Arts in a more significant way for elementary school students. The research started with the author´s interest in Arts, specifically in dance, mixed with the challenges of being an English teacher. The study is characterized as exploratory qualitative research and field research (as for its goals) and as a case study (as for its procedures), which came from a high bibliographic search, delimitated by themes (research for papers related to the object of study), linguistics (search for papers published in English and Portuguese), and main sources (books, magazines, paper work, etc). Finally, the field data collection happened at a bilingual education school in Sorocaba, between 2014 and 2015, followed by organization and analysis of the collected data. The study was divided into three chapters. The first presented several experiences where teachers integrated Arts while teaching other school subjects and the reflection about the integration of areas in educational practices, which justifies and legitimizes the research. For this reason, the same chapter conceptualizes the term interdisciplinary, providing the research with a deeper comprehension about the interdisciplinary teaching practices. The second chapter presented the methodology used to develop the paper, describing the set of processes used to write it. The third chapter described the data analysis gathered at the school, which involved activities implemented with five to ten year-old students and photographs of these activities.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectArtspor
dc.subjectEnsino de Inglêspor
dc.subjectELApor
dc.subjectInterdisciplinaridade e educaçãopor
dc.subjectinterdisciplinary and educationpor
dc.titleAs linguagens artísticas no ensino de Inglêspor
dc.title.alternativeArtistic languages in English teachingpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso visou compreender de que maneira a arte pode contribuir com o ensino do Inglês objetivando um processo de aprendizado mais significativo para estudantes do Ensino Fundamental I. A pesquisa nasceu a partir da forte ligação da autora com o universo das artes, principalmente da dança, junto com os desafios em sua atuação como professora de inglês. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e de campo (quanto a seus objetivos) e como estudo de caso (quanto a seus procedimentos), que teve início com uma extensa revisão de literatura, delimitada por parâmetros temáticos (busca por obras relacionadas ao objeto de estudo), linguísticos (busca por obras nos idiomas português e inglês) e das principais fontes (livros, periódicos, teses, dissertações, etc). Em seguida, o trabalho envolveu a coleta de dados em campo feita em uma escola bilíngue da cidade de Sorocaba nos anos de 2014 e 2015 e a posterior fase de organização e análise dos dados obtidos. O texto final foi dividido em três capítulos. O Capítulo I apresenta experiências de professores que integraram as linguagens artísticas no ensino de outras disciplinas e a reflexão sobre como essa integração de áreas na prática pedagógica se justifica e se legitima. Por esta razão, neste mesmo capítulo também é realizada uma conceituação do tema da interdisciplinaridade, para que a pesquisa fosse provida de maior compreensão sobre as práticas docentes interdisciplinares. O segundo capítulo contempla especialmente a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, descrevendo o conjunto de processos utilizados para realizá-lo. O terceiro capítulo apresenta a análise de dados coletados na escola, que envolvem as atividades feitas com crianças entre cinco e dez anos de idade e as fotografias destas atividades.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0891443231090220por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil