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dc.contributor.authorChaves Filho, Wilson Ferreira
dc.date.accessioned2021-01-28T16:01:28Z
dc.date.available2021-01-28T16:01:28Z
dc.date.issued2020-10-30
dc.identifier.citationCHAVES FILHO, Wilson Ferreira. Evolução da mortalidade de motociclistas em acidentes de trânsito no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13781.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13781
dc.description.abstractBetween 2000 and 2012, 177 thousand indemnities were paid for the death of motorcyclists and 781 thousand for permanent disability in Brazil. These figures show that studies in this field are necessary in order to understand the general situation and mitigate the damages of the use of this means of transportation that continues to grow in Brazil. This study, regarding the national scenario, used morbidity and mortality numbers provided by the Ministry of Health through a database called DATASUS, population data from the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) and fleet data provided by DENATRAN (Traffic National Department). With this data, the desired indexes were calculated to each region and state in Brazil. To get to other countries indexes, data from WHO reports were used, to show the mortality of motorcyclists in traffic accidents in those countries. It was noticeable the significant increase of the mortality of motorcyclists in Brazil, during the analyzed period, just presenting an apparent stability from 2012. It was also noted that the Northeast region is a problematic one in this respect, presenting the highest rates both in relation to the population and in relation to the fleet for the last year analyzed (2016). The Southeast region had the lowest rates not only in 2016, but throughout the analyzed period. When comparing the Brazilian indexes to the indexes of other economic similar countries (between 2006 and 2016), it was clear that the Brazilian ones are usually higher, when these other countries were the ones that had reached a high income level in the established period. It was also observed a tendency for the motorcycle to be more present in the country's fleet when it has a lower income.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotocicletapor
dc.subjectSegurança viáriapor
dc.subjectMortalidade no trânsitopor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectMotorcycleeng
dc.subjectRoad safetyeng
dc.subjectMortality in trafficeng
dc.subjectTraffic accidentseng
dc.subjectBrazileng
dc.titleEvolução da mortalidade de motociclistas em acidentes de trânsito no Brasilpor
dc.title.alternativeEvolution of motorcycle mortality in traffic accidents in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guerreiro, Thais de Cassia Martinelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2650555786682535por
dc.description.resumoEntre 2000 e 2012 foram pagas, no Brasil, pelo DPVAT, 177 mil indenizações por morte de motociclistas e 781 mil por invalidez permanente. Estes números mostram que estudos neste campo são necessários no sentido de entender a situação geral e mitigar os danos da utilização deste meio de transporte. Este trabalho tem como objetivo entender a mortalidade dos motociclistas em um cenário nacional e mundial, através da comparação de dados. Para este estudo, no cenário nacional, foram utilizados números da morbidade e mortalidade disponibilizados pelo Ministério da Saúde através do DATASUS, dados de população do IBGE e de frota de veículos registrados do DENATRAN. Com estes calculou-se os índices desejados para cada região e estado. Para os índices de outros países foram utilizados dados de relatórios da OMS, assim chegando às informações da mortalidade de motociclistas nestes países. Foi notório o crescimento da mortalidade de motociclistas no Brasil, durante o período analisado, apresentando uma aparente estabilidade a partir de 2012. Também se observou que o Nordeste é uma região problemática neste quesito, apresentando as maiores taxas tanto em relação à população, quanto em relação à frota para o último ano analisado (2016). A região Sudeste teve os menores índices não só em 2016, mas durante todo o período analisado. Quando comparados os índices brasileiros ao de outros países economicamente similares (entre 2006 e 2016), foi nítido que os índices brasileiros são normalmente mais elevados, quando estes outros países foram os que atingiram uma renda per capita alta no período. Também foi observada uma tendência de a motocicleta ser mais presente na frota do país quando este país possui uma renda per capita menor.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426636/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5324040844169985por


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