Show simple item record

dc.contributor.authorRosseti, Catarina Roberta
dc.date.accessioned2021-01-29T14:38:01Z
dc.date.available2021-01-29T14:38:01Z
dc.date.issued2020-11-18
dc.identifier.citationROSSETI, Catarina Roberta. Produção de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesa. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13788
dc.description.abstractThis research aims to characterize the processes of reading and interpreting the work Auto da Barca do Inferno, by Gil Vicente for the 1st grade of the Chemistry Technician Integrated into High School of a State Technical School in the countryside of São Paulo and to problematize the didactic potentialities of audiovisual production for the development of critical reading. Our theoretical foundation is based on authors who discuss active methodologies (MORAN, 1995, 2007, 2015, 2018; VALENTE, 2018), critical reading (FREIRE, 1983, 1989, 1996) and literacy (SOARES, 1988, 2003, 2004, 2017; COSCARELLI, 2017). We proceeded to the analysis of the production process of audiovisual texts by students, elaborated during the classes of Portuguese Language and Literature in 2019 through a case study. The analysis criteria were: the description of the students (costume, makeup, satisfaction); reconstruction of dialogues (language used, quotations and intertextuality); description of the environment (location used for rehearsals, filming and scenarios); description of special situations: autonomy, interaction between teams, innovation, creativity and use of sound effects). The results of our analyzes show didactic potentialities in the production of videos for the development of critical reading in Portuguese language classes such as better understanding of the work read, vocabulary learning, as well as the ability to reflect and communicate, autonomy, resilience, critical thinking and aptitude to solve problems.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura críticapor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectEnsino de literaturapor
dc.subjectAuto da Barca do Infernopor
dc.subjectCritical readingeng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.subjectAudio-visualeng
dc.subjectLiterature teachingeng
dc.titleProdução de vídeos a partir das releitura dos clássicos literários como recurso de aprendizagem de língua portuguesapor
dc.title.alternativeVideo production from the re-reading of literary classics as a resource for learning Portugueseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gregolin, Isadora Valencise
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1015869228676997por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo caracterizar os processos de leitura e interpretação da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente pela 1ª série do Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual do interior de São Paulo e problematizar as potencialidades didáticas da produção audiovisual para o desenvolvimento de leitura crítica. Nossa fundamentação teórica baseia-se em autores que discutem metodologias ativas (MORAN, 1995, 2007, 2015, 2018; VALENTE, 2018), leitura crítica (FREIRE, 1983, 1989, 1996) e letramento (SOARES, 1988, 2003, 2004, 2017; COSCARELLI, 2017). Procedemos à análise do processo de produção de textos audiovisuais por alunos, elaborados durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura no ano de 2019 através de um estudo de caso. Os critérios de análises foram: a descrição dos alunos (figurino, maquiagem, satisfação); reconstrução dos diálogos (linguagem utilizada, citações e intertextualidade); descrição do ambiente (local utilizado para os ensaios, filmagens e cenários); descrição de situações especiais: autonomia, interação entre as equipes, inovação, criatividade e utilização de efeitos sonoros). Os resultados de nossas análises evidenciam potencialidades didáticas da produção de vídeos para o desenvolvimento de leitura crítica em aulas de língua portuguesa como melhor compreensão da obra lida, aprendizado de vocabulário, além da habilidade de reflexão e comunicação, autonomia, resiliência, pensamento crítico e aptidão para solucionar problemas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2720791396776419por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil