Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Bianca Casseb
dc.date.accessioned2021-02-01T20:08:42Z
dc.date.available2021-02-01T20:08:42Z
dc.date.issued2020-10-08
dc.identifier.citationMEDEIROS, Bianca Casseb. A permanência na universidade de estudantes oriundos das ações afirmativas: uma revisão de escopo. 2020. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13798.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13798
dc.description.abstractAffirmative Actions (AA) are special and temporary measures that seek to remediate a discriminatory past. They aim to accelerate the fight against inequalities faced by socially vulnerable groups, such as ethnic and racialized groups. At the academy level, AA have been implemented through strategic policies, practices and social resources that provide access and permanence for groups historically excluded in these spaces, in order to promote social change within the principles of equality. With the diversity that exists and the inequalities that still remain, it is necessary that universities are prepared to deal with the new challenges. This study investigates how Brazilian literature has approached the permanence processes of students who entered Brazilian universities through AA policies, taking as basis for reflection, the students' own narratives. Based on the theoretical framework of occupational justice (OJ), a scope review was carried out following the parameters proposed by Arksey and O'Malley, studies published in the last five years, on the subject were examined. The review aimed to reflect on the Brazilian social contemporary experience, after the consolidation of Federal Law no. 12,711 / 2012 (Quota Law), which through its execution destinates 50% of the vacancies in undergraduate courses to self-declared afro descendants, mixed race, indigenous people, people with disabilities and students who attended high school entirely in publicly funded schools. From a thematic analysis of the data, it was possible to understand the challenges, strengths and meanings of staying in the academy, revealing the ways in which the occupational possibilities of this audience are built in the university context.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectJustiça ocupacionalpor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectAffirmative actionseng
dc.subjectUniversity educationeng
dc.subjectPermanenceeng
dc.subjectOccupational justiceeng
dc.subjectOccupational therapyeng
dc.titleA permanência na universidade de estudantes oriundos das ações afirmativas: uma revisão de escopopor
dc.title.alternativeAffirmative action and student's permanence at university: a scoping revieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Lilian Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695787131933459por
dc.description.resumoAs Ações Afirmativas (AA) constituem medidas especiais e temporárias que buscam remediar um passado discriminatório. Objetivam acelerar o combate às desigualdades enfrentadas pelos grupos socialmente vulneráveis, como grupos étnicos e racializados. No âmbito da academia, as AA têm se efetivado através de políticas estratégicas, práticas e recursos sociais que propiciam o acesso e permanência de grupos historicamente excluídos nestes espaços, de forma a promover a mudança social dentro dos princípios de igualdade. Com a diversidade que se apresenta e as desigualdades ainda existentes, é necessário que as universidades estejam preparadas para lidar com os novos desafios. Este estudo investigou como a literatura brasileira nacional tem abordado os processos de permanência de estudantes que ingressaram nas universidades brasileiras através de políticas de Ações Afirmativas, tomando como base para reflexão as próprias narrativas desses estudantes. A partir do referencial teórico da Justiça Ocupacional (JO) foi realizada uma revisão de escopo seguindo os parâmetros propostos por Arksey e O’Malley, com estudos publicados nos últimos cinco anos, sobre a temática. A revisão refletiu sobre a experiência social brasileira, após a consolidação da Lei Federal n. 12.711/2012 (Lei de Cotas), que por meio de sua execução destina 50% das vagas em cursos de graduação a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública. A partir da análise temática dos dados, compreende-se os desafios, potências e significados a permanência na academia, exibindo as formas pelas quais as possibilidades ocupacionais deste público são construídas no contexto universitário.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1141472980713196por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil