Mostrar el registro sencillo del ítem
Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs): uma análise dos egressos de um curso de Pedagogia EAD sobre o uso dessas ferramentas na formação e atuação profissional
dc.contributor.author | Araujo, Giovanna Cristina Stoppa | |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T13:47:24Z | |
dc.date.available | 2021-02-04T13:47:24Z | |
dc.date.issued | 2020-11-12 | |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Giovanna Cristina Stoppa. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs): uma análise dos egressos de um curso de Pedagogia EAD sobre o uso dessas ferramentas na formação e atuação profissional. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13810. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13810 | |
dc.description.abstract | This study look for to contribute with the growing of searches in the area and investigate the importance about the ICDT in formation of futures teachers, according to the question: How the distance education courses of Pedagogy preperes the futures teachers for works with ICDT in the classroom? In this way, the aim of this study is explore and analyse the uses of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) in Pedagogy courses in distance education modality and the result of this process in actuation of begining teachers. The search specific objective is analyse the importancy about the learning of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) in the distance education courses; investigate the teachers’ knowledge related with the Information and Communication Digital Technologies (ICDT) and the contribition of these tools for the teaching. This qualitative investigation was realize according to an exploratory and descritive study through application of online qustionary with 27 teachers of the Basic Education graduated in the UBA UFSCar distance education courses of Pegagogy. These serch’s data was consult and was made charts with the result based in the discution and the organization of four groups: Identitary profile and formation processes; ICDT and beginning formation; ICDT and professional actuation; ICDT and professional perceptions. The results of the analyses point to a training that allows the use of ICDT troughout the under graduate course, reiforcing the importance of using there tools for the teaching and learning process. They also reveal that the students in the distance education course are mostly professional who had already mastered the ICDT before entering the courses, so they understood the meaning and importance of the ICDT for training and professional performace, they value the contributions of the distance education course in the mobilization these tools and point out the resistance of peers to use them due to the lack of training and mastery in the area. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia EaD | por |
dc.subject | TDICs | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Atuação profissional | por |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | ICDT | eng |
dc.subject | Beginning formation | eng |
dc.subject | Professional actuation | eng |
dc.title | Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs): uma análise dos egressos de um curso de Pedagogia EAD sobre o uso dessas ferramentas na formação e atuação profissional | por |
dc.title.alternative | Digital information and technologies (ICDT) and analysis of egress from an UBA Pedagogy course on the use of these tools in training and profissional performance | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Onofre, Márcia Regina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7176529351192598 | por |
dc.description.resumo | Este estudo visa contribuir com o aprofundamento de pesquisas na área e investigar a importância das novas TDICs na formação de futuros professores, partindo da seguinte questão de pesquisa: Em que medida os cursos de pedagogia EaD preparam os futuros docentes para o uso das TDICs para trabalhar na sala de aula? Neste sentido, esse estudo objetiva explorar e analisar as potencialidades do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na formação inicial em Pedagogia na modalidade a distância e os reflexos desse processo na atuação dos egressos que atuam como professores. Como objetivos específicos o estudo se propõem analisar a importância da aprendizagem e domínio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação inicial em EaD; investigar sobre os conhecimentos e saberes dos(as) professores(as) em relação as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e a contribuição dessas ferramentas na atuação profissional. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada por meio de um estudo exploratório descritivo com a aplicação de questionários online com perguntas abertas e fechadas, envolvendo 27 professores atuantes na educação básica formados no curso de Pedagogia EaD da UAB UFSCar. Os dados foram tabulados e analisados por meio da análise do discurso e organizado em quatro eixos: Perfil identitário e processos formativos; TDICs e formação inicial; TDICs e atuação profissional; TDICs e percepções profissionais. Os resultados das análises apontam para uma formação que propicia o uso das TDICs ao longo do curso de graduação reforçando a importância da utilização dessas ferramentas para o processo de ensino e aprendizagem. Também revelam que os alunos do curso em EaD são em sua maioria profissionais que já dominavam as TDICs antes da entrada nos cursos, portanto compreendiam o significado e a importância das TDICs para a formação e atuação profissional, valorizam as contribuições do curso em EaD na mobilização dessas ferramentas e pontuam a resistência dos pares em utilizá-las devido a falta de formação e domínio na área. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0485454442259323 | por |