Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Susan Coroline Pereira
dc.date.accessioned2021-02-09T17:23:06Z
dc.date.available2021-02-09T17:23:06Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.citationALVES, Susan Coroline Pereira. Alfabetização e letramento no ensino remoto emergencial: limites e possibilidades. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13830.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13830
dc.description.abstractThis work sought to investigate the limits and possibilities of emergency remote education in the process of literacy in the early years of elementary school, supported by a historical approach to concepts around literacy, based on the ideas of Soares (2019, 2020 ), Street (2013), Rojo (2009), in addition to other authors. Within the observational method, it was possible to recognise the reality and some pedagogical practices in elementary school classes at a private school in the city of Sorocaba, São Paulo. Besides, it was verified the importance of school practices that regard the “digital literacy” in the enhancement of the teaching-learning process, such as, how much it is necessary to discuss and format intensive public policies to guarantee the right to education, mainly in the initial years. Nevertheless, it presents seven limits and three possibilities as final considerations of this research and concludes by showing the possibility of continuing work, that favour reflection on the paths that are being taken in the literacy process in Brazil, whether remote or in person.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLetramento Digitalpor
dc.subjectDireito à Educaçãopor
dc.titleAlfabetização e letramento no ensino remoto emergencial: limites e possibilidadespor
dc.title.alternativeLiteracy in remote emergency education: limits and possibilitiespor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Gatti, Marcio Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0369563657842763por
dc.description.resumoEste trabalho buscou investigar quais os limites e as possibilidades da educação remota emergencial no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental 1, apoiado numa abordagem histórica de conceitos em torno da alfabetização e letramento, fundamentados pelas ideias de Soares (2019, 2020), Street (2013), Rojo (2009), além de outros autores. Por meio do método observacional, foi possível compreender a realidade e algumas práticas pedagógicas em classes do ensino fundamental 1 num colégio da rede particular na cidade de Sorocaba, São Paulo. Constatou-se a importância de práticas escolares que comtemplem o “letramento digital” na potencialização do processo de ensino-aprendizagem, bem como, o quanto é necessário discutir e formatar políticas públicas intensivas a fim de garantir o direito à educação, principalmente nos anos iniciais. Apresenta, além disso, sete limites e quatro possibilidades como considerações finais dessa pesquisa e finaliza mostrando a possibilidade da continuidade de trabalhos que favoreçam a reflexão sobre os caminhos que estão sendo trilhados no processo de alfabetização no Brasil seja este remoto ou presencial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0950108018791401por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil