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dc.contributor.authorFazanaro, Tainá Rabatini
dc.date.accessioned2021-02-22T10:18:24Z
dc.date.available2021-02-22T10:18:24Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.citationFAZANARO, Tainá Rabatini. Trançando o cotidiano: uma abordagem sobre a produção de cestaria Guarani Mbya. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13869.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13869
dc.description.abstractThis research introduces an approach about the Guarani Mbya's basketry production universe, from the indigenous land Boa Vista do Sertão do Prumirim, located on Ubatuba, at the north coast of the state of São Paulo. I begin this work with a discussion about the creation of the world and the construction of the body and the person Guarani Mbya. To make, from this, considerations about the basketry handmade production. The purpose was to comprehend how the basketry production can tell us about the relations between humans and not humans, people and objects, about indigenous and not indigenous. Relationships that are generated during this process of making. The women of the village are the main agents inside this relationship network. When they get together to braid their baskets, these women tell us, through the graphic patterns, the use of colours and shapes that weave in the taquara, about the mythical narratives about the creation of the world and the differences of origin between Mbya and juruá. The women and their baskets, figure as “chroniclers of reality”, weaving together the daily life of the villageeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGuarani Mbyapor
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectCestariapor
dc.subjectAntropologia da artepor
dc.subjectEthnologyeng
dc.subjectBasketryeng
dc.subjectAnthropology of arteng
dc.titleTrançando o cotidiano: uma abordagem sobre a produção de cestaria Guarani Mbyapor
dc.title.alternativeBraiding the daily life: an approach on the production of basketry Guarani Mbyaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Peggion, Edmundo Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9849805103860827por
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma abordagem sobre o universo da produção da cestaria Guarani Mbya, da Terra Indígena Boa Vista do Sertão do Prumirim, localizada na cidade de Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo. Inicio este trabalho trazendo uma discussão sobre a criação do mundo e a construção do corpo e da pessoa Guarani Mbya. Para, a partir disso, tecer considerações sobre a produção artesanal da cestaria. O objetivo foi compreender como a produção da cestaria pode nos falar sobre as relações entre humanos e não-humanos, pessoas e objetos, sobre os indígenas e não-indígenas. Relações essas que são engendradas durante este processo de confecção. As mulheres da aldeia são as principais agentes dentro dessa rede de relações. Quando se reúnem para trançar seus cestos, estas mulheres nos contam, através dos grafismos, do uso de cores e formas que tecem na taquara, sobre as narrativas míticas da criação do mundo e sobre as diferenças de origem dos corpos dos Mbya e juruá. As mulheres e seus cestos, figuram como “cronistas da realidade”, trançando juntas, o cotidiano da aldeia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426486/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6675553527335402por


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