Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLins, Tales José Lopes
dc.date.accessioned2021-02-25T20:39:54Z
dc.date.available2021-02-25T20:39:54Z
dc.date.issued2021-01-08
dc.identifier.citationLINS, Tales José Lopes. Pedagogia e música: contribuições de Freinet para uma educação integrada no contexto do primeiro ano do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13890.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13890
dc.description.abstractThis study was based on the motivation to seek solutions for more active and respectful practices for school children. We consider the school reality that is still fixed in the transmission of knowledge to be problematic, in the rigid structuring of the routine that favors mental tasks to the detriment of the child's total engagement. Thus, we sought to know the contributions of Celèstin Freinet's pedagogy, especially with regard to the experiences that involve the body, spontaneity and expressiveness. The context of the first year of elementary school was delimited, given the importance of this specific moment in child development. Music was valued as an integrating element of the knowledge expected for this stage and for its potential to recruit cognitive, physical, emotional and social skills in individual and collective conditions. A perspective of collaborative work between pedagogue and music teacher is assumed in order to ensure more cohesive experiences. The challenges of this cooperation are described based on a specific framework that has been discussing the presence of Art in Pedagogy courses. The study is characterized as bibliographic and qualitative and aims to: analyze the extent to which Freinet's principles dialogue with the document Read and Write: planning guide and didactic guidelines / 1st year literacy teacher from the State Department of Education of São Paulo; make activity proposals that consider all the languages provided for in the aforementioned document using music as a fundamental part of the learning expectations required for children and; stimulate and strengthen the integrated and collaborative work between educators and music teachers to obtain answers to the current educational needs. In this perspective, four didactic proposals were elaborated considering the contents foreseen for this school stage. The results indicated that it is possible to carry out plans that take into account children's needs, the current limitations of teacher training, in line with the principles of autonomy, work and free expression valued by Freinet. We understand that future practical opportunities may bring us more clarity on these propositions. The theoretical investigations carried out reinforce the importance of rethinking the education of the pedagogue in relation to the Arts and active approaches to Education.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectCelèstin Freinetpor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectCelèstin Freinetpor
dc.titlePedagogia e música: contribuições de Freinet para uma educação integrada no contexto do primeiro ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePedagogy and music: Freinet's contributions to integrated education in the context of the first year of fundamental educationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fantini, Renata Franco Severo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611195121776675por
dc.description.resumoEste estudo partiu da motivação em buscar soluções para práticas mais ativas e respeitosas às crianças em fase escolar. Consideramos como problemática a realidade escolar que ainda se fixa na transmissão de conhecimento, na estruturação rígida da rotina que privilegia as tarefas mentais em detrimento do engajamento total da criança. Sendo assim, buscou-se conhecer as contribuições da pedagogia de Celèstin Freinet, sobretudo com relação às vivências que envolvem o corpo, a espontaneidade e a expressividade. Foi delimitado o contexto do primeiro ano do Ensino Fundamental, dada a importância deste momento específico no desenvolvimento infantil. A música foi valorizada como elemento integrador dos saberes esperados para essa etapa e por seu potencial de recrutar habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais em condições individuais e coletivas. Assume-se uma perspectiva de trabalho colaborativo entre pedagogo e professor de música afim de assegurar experiências mais coesas. Os desafios dessa cooperação são descritos a partir de referencial próprio que vem discutindo a presença da Arte nos cursos de Pedagogia. O estudo se caracteriza como bibliográfico, de natureza qualitativa e tem como objetivos: analisar em que medida os princípios de Freinet dialogam com o documento Ler e Escrever: guia de planejamento e orientações didáticas/ professor alfabetizador do 1º ano da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; realizar proposições de atividades que considerem todas as linguagens previstas no documento supracitado utilizando a música como parte fundamental das expectativas de aprendizagens requeridas para as crianças e; estimular e fortalecer o trabalho integrado e colaborativo entre pedagogos e professores de música para obter respostas para as atuais necessidades educativas. Nessa perspectiva, foram elaboradas quatro propostas didáticas considerando os conteúdos previstos para esta etapa escolar. Os resultados indicaram que é possível realizar planejamentos que considerem as necessidades infantis, as atuais limitações de formação dos professores, alinhadas aos princípios de autonomia, trabalho e livre expressão valorizados por Freinet. Entendemos que futuras oportunidades práticas poderão nos trazer mais clareza sobre essas proposições. As investigações teóricas realizadas reforçam a importância de se repensar a formação do pedagogo com relação às Artes e às abordagens ativas de Educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3824702764897386por
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

CC0 1.0 Universal
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como CC0 1.0 Universal