Show simple item record

dc.contributor.authorSimões, Rosa Maria Araújo
dc.date.accessioned2016-06-02T19:24:43Z
dc.date.available2006-11-27
dc.date.available2016-06-02T19:24:43Z
dc.date.issued2006-05-16
dc.identifier.citationSIMÕES, Rosa Maria Araújo. From inversion to reinversion of a view: ritual and performance in the capoeira angola.. 2006. 203 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1396
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to analyze the capoeira angola from the anthropology of performance perspective. Through an ethnographic record, it was aimed to trace the background of the main masters who are responsible for its development and dissemination, mainly in the State of São Paulo; to understand the various aspects through which capoeira angola is represented by its practitioners; and apprehend the multiplicity of meanings that its analysis, being a ritual performance, can offer. In this aspect, the multivocal and multisensorial experiences gathered by capoeira angola, which would be the characteristics of the notion of ritual performance, prompted this analysis. Considering the capoeiristas background in a specific lineage (Mestre Pastinha s), it was possible to notice that angoleiros (capoeira angola followers) of the Centro Esportivo de Capoeira Angola Academia de João Pequeno de Pastinha followed some precepts regarding the body movement techniques, and thus, promoting the conveyance of a set of values that guided its practice. These techniques were related to capoeira angola not only in its definition as a game, fight, dance, sport, art, culture or life philosophy, but also in its several dimensions of practice that establishes an innate relation amongst body movements, music, and moral and esthetics nature principles. The understanding of such techniques brought to the light the capoeira angola strict esthetics basis and, making a symbolic analysis from the anthropology of performance view, the mestre angoleiro stands out as an artist and an educator .eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectCapoeira angolapor
dc.subjectRitualpor
dc.subjectPerformance (Arte)por
dc.subjectMestre João Pequeno de Pastinhapor
dc.subjectMestre Pé de Chumbopor
dc.subjectCapoeira angolaeng
dc.subjectRitualeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectGameeng
dc.subjectMestre João Pequeno de Pastinhaeng
dc.subjectMestre Pé de Chumboeng
dc.titleDa inversão à re-inversão do olhar: ritual e performance na capoeira angolapor
dc.title.alternativeFrom inversion to reinversion of a view: ritual and performance in the capoeira angolaeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Cardoso, Marina Denise
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781692Z8por
dc.description.resumoO objetivo desta tese é analisar a capoeira angola sob a perspectiva da antropologia da performance. Para tanto, procurou-se, por meio do registro etnográfico: traçar a trajetória dos principais mestres responsáveis pelo seu processo de formação e difusão, particularmente no Estado de São Paulo; apreender os diversos aspectos pelos quais a capoeira angola aparece representada pelos seus praticantes; e, a própria multiplicidade de significados que a sua análise enquanto performance ritual pode oferecer. Sob esse aspecto, o que instigou tal análise foram as próprias experiências multivocais e multisensoriais que a capoeira angola reúne, e que seriam características da noção de ritual performático. Considerando a formação dos capoeiristas dentro de uma linhagem específica (a de Mestre Pastinha) foi possível observar que os angoleiros (adeptos da capoeira angola) do Centro Esportivo de Capoeira Angola Academia de João Pequeno de Pastinha seguiam determinados preceitos relativos às técnicas dos movimentos corporais, havendo desta maneira, a transmissão de um conjunto de valores que orientavam a sua prática. Ao apreender essas técnicas, que apareceram relacionadas a múltiplos aspectos, quer na própria definição da capoeira angola como jogo, luta, dança, esporte, arte, cultura ou filosofia de vida, quer nas várias dimensões da sua prática que estabelece uma correlação intrínseca entre os movimentos corporais, a música, e princípios de natureza estética e moral, foi possível alcançar o profundo rigor estético com que se estrutura a capoeira angola, pois, ao fazer uma exegese simbólica sob o recorte teórico da antropologia da performance, o mestre angoleiro se destaca como artista e educador .por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B684858por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record