Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRamos, Cirilo Arcanjo
dc.date.accessioned2021-03-25T22:26:53Z
dc.date.available2021-03-25T22:26:53Z
dc.date.issued2021-02-17
dc.identifier.citationRAMOS, Cirilo Arcanjo. Laboratório de ensino de matemática: espaço facilitador e promotor da aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14029.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14029
dc.description.abstractThe study discusses the importance of LEM (Laboratory of Mathematics Teaching) as a tool didactics in the teaching-learning process. A bibliographic review of the theme was carried out, contextualizing the beginnings of didactics of Mathematics, up to the origins of LEM Brazil and the world. The work presents the implantation of a laboratory, its composition, and exemplifies its practical use. A class of students was chosen and worked on, from the 1st year of High School (2018), in practical interaction with the LEM. It can be seen that the use of this space, complementing the theoretical classes, promoted socialization and group commitment; expanded the creativity of the student-participants and teacher; and enriched the teaching-learning activities, making the process more dynamic and pleasant.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDidática da Matemática.por
dc.subjectEnsino de Matemática.por
dc.subjectFunções.por
dc.subjectJogos.por
dc.subjectLaboratório de Ensino de Matemática.por
dc.subjectDidactics of Mathematicseng
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.subjectFunctionseng
dc.subjectGameseng
dc.subjectMathematics Teaching Laboratoryeng
dc.titleLaboratório de ensino de matemática: espaço facilitador e promotor da aprendizagempor
dc.title.alternativeMathematics teaching laboratory: facilitating and promoting learning spaceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Noel Filho, Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234064498436000por
dc.description.resumoO estudo discute a importância do LEM (Laboratório de Ensino da Matemática) como um espaço de aprendizagem. Foi realizada revisão bibliográfica do tema, contextualizando os primórdios da didática da Matemática, até as origens do LEM no Brasil e no mundo. O trabalho apresenta a implantação de um laboratório, sua composição, e exemplifica a utilização prática do mesmo. Foi escolhida e trabalhada uma classe de alunos, do 1º ano do Ensino Médio (2018) na interação prática com o LEM. Pode-se verificar que a utilização deste espaço, complementando as aulas expositivas, promoveu socialização e comprometimento do grupo; ampliou a criatividade dos participantes-alunos e professor; e enriqueceu as atividades de ensino-aprendizagem, tornando o processo mais dinâmico e prazeroso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5934389623211837por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil