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dc.contributor.authorBressan, Paula Daniela
dc.date.accessioned2021-03-30T18:43:25Zeng
dc.date.available2021-03-30T18:43:25Zeng
dc.date.issued2021-01-12eng
dc.identifier.citationBRESSAN, Paula Daniela. A química do perfume: uma proposta CTS para o ensino de química. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14054.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14054por
dc.description.abstractIt is not new that perfumes are objects of desire for many people, and it is also no accident that the culture of perfumes is very old and still generates many profits. They arose with the main intention of pleasing the Gods in offerings and religious temples, however, due to their great repercussion among citizens during the offerings, tributes and in the temples, they soon started to serve mainly men and women, which enabled a series of advances, and artisanal techniques, which were small in the beginning, in order to extract essential oils and produce perfumes. As our society grows and develops, this production was gradually transferred to large industries, the ones we know today. Through this theme, this work appears as a CTS proposal to the teaching of Chemistry, since the subject of perfumery transcends time, growing and developing socially. For this, the work has the incentive of this CTS perspective to promote interdisciplinarity by relating concepts from different areas, with a focus on chemistry. Therefore, priority was given to the theoretical foundation on the approach itself, the history of perfumery and, finally, materials were proposed to complete the entire experience of this monograph, making relations between the theory and practice of “Chemistry of perfume”.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerfumepor
dc.subjectCiência-tecnologia-sociedadepor
dc.subjectÓleos essenciaispor
dc.subjectScience-technology-societyeng
dc.subjectEssential oilseng
dc.titleA química do perfume: uma proposta CTS para o ensino de químicapor
dc.title.alternativeChemistry of perfumes: an STS proposal for chemical educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Milaré, Tathiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.description.resumoNão é novidade que os perfumes são objetos de desejo de muitas pessoas, e também não é por acaso que a cultura dos perfumes seja muito antiga e ainda gere muitos lucros. Surgiram na intenção principal de agradar aos Deuses em oferendas e templos religiosos, porém, devido a sua grande repercussão entre os cidadãos durante as oferendas, homenagens e nos templos, logo passaram a servir principalmente aos homens e mulheres, o que possibilitou uma série de avanços e técnicas artesanais, que no início eram de pequena escala, a fim de extrair óleos essenciais e produzir perfumes. Conforme nossa sociedade cresce e se desenvolve, essa produção foi transposta gradativamente para grandes indústrias que conhecemos hoje. Por intermédio desse tema, esse trabalho surge como uma proposta para discutir as relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino de química, uma vez que o assunto sobre perfumaria transcende os tempos, crescendo e se desenvolvendo socialmente. Para isso, o trabalho conta com o incentivo dessa perspectiva CTS para promover a interdisciplinaridade ao relacionar conceitos de diversas áreas, com ênfase na química. Foram priorizadas, então, a fundamentação teórica sobre a abordagem em si, a história da perfumaria e, por fim, foram propostos materiais que completam toda a experiência dessa monografia, fazendo relações entre a teoria e prática da “Química do perfume”.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0368558940749240por
dc.publisher.courseQuímica - QL-Arpor


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