Show simple item record

dc.contributor.authorPrado, João Paulo Sanchez de Almeida
dc.date.accessioned2021-04-01T14:10:32Z
dc.date.available2021-04-01T14:10:32Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.identifier.citationPRADO, João Paulo Sanchez de Almeida. Uma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14064
dc.description.abstractIn this work we present a suggestion of approach and teaching practice on topics in financial mathematics, such as percentage, centesimal ratio, percentage variation, simple interest and compound interest, to be applied in Elementary School, especially in the 9th year, using methodologies with technological resources. The main objective of this work is to show that it is possible to enrich the teaching-learning process of Financial Mathematics through didactic sequences that make use of active methodologies and interactions mediated by simple and free technologies. As an end product of this work, we offer an activity proposal entitled "Vendendo Brigadeiros" and two didactic sequence suggestions that are "Aprendendo com planilhas eletrônicas" and "Aprendendo com a plaforma Scratch".eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectFinancial matheng
dc.subjectDidatic sequenceeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleUma proposta de abordagem de matemática financeira no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeA proposal for a financial mathematics approach in fundamental educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma sugestão de abordagem e de prática docente sobre tópicos da Matemática Financeira, tais como porcentagem, razão centesimal, variação percentual, juro simples e juro composto, para ser aplicada no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano, fazendo uso de metodologias lúdicas e de recursos tecnológicos. O principal objetivo desse trabalho é mostrar que é possível enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira através de sequências didáticas que fazem uso de metodologias ativas e interações mediadas por tecnologias simples e gratuitas. Oferecemos como produto final desse trabalho uma proposta de atividade intitulada “Vendendo Brigadeiros” e duas sugestões de sequência didática que são “Aprendendo com planilhas eletrônicas” e “Aprendendo com a Plataforma Scratch”.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2502146357304907por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil