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dc.contributor.authorBorges, Bianca Costa
dc.date.accessioned2021-04-17T20:19:51Z
dc.date.available2021-04-17T20:19:51Z
dc.date.issued2021-01-20
dc.identifier.citationBORGES, Bianca Costa. Experiências formativas: caminhos percorridos na interface entre a terapia ocupacional e a comunicação alternativa e ampliada em contexto escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14128.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14128
dc.description.abstractThe literature indicates that people with complex communication needs due to distinct health conditions, congenital or acquired, can benefit from Augmentative and Alternative Communication (AAC). Emphasizing the implementation of AAC resources in the school context, the figure of the teacher appears as a communication partner, essential in the process of systems use. Besides that, AAC at the school enable the creation of a bridge that connects education and health professionals, taking in consideration the person multiple life contexts, and the need to integrate knowledges so that the process of communication trough ACC be successful. The Federal Council of Physiotherapy and Occupational Therapy (COFFITO) recognizes occupational therapy in the school context as one of the profession specialties, highlighting Assistive Technology and AAC as one of the areas of expertise occupational therapists must know to act in this context. Therefore, occupational therapists are set as professionals capable of implementing AAC resources in the school context. Starting from these notes, this work has the objective to describe my undergraduate tracked route in Assistive Technology and AAC fields, through three products presentation: an experience and participation report in the extension project of alternative communication on the assistance to the disable child, developed at an special education institution of São Carlos-SP; as a second product, a scientific initiation research literature review about partner communication training in the school context, and the third product, an abstract submission of this research with an specific cutout focusing on the interface between health professionals and teachers at school setting. This route inside occupational therapy emphasizing AAC was essential to my occupational therapy training, considering people uniqueness and autonomy, as well the need to work an occupation so essential in human life as communication is.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia Assistivapor
dc.subjectComunicação alternativapor
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.titleExperiências formativas: caminhos percorridos na interface entre a terapia ocupacional e a comunicação alternativa e ampliada em contexto escolarpor
dc.title.alternativeTraining experiences: traveled paths on the interface between occupational therapy and augmentative and alternative communication in the school contextpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lourenço, Gerusa Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474728505225459por
dc.description.resumoA literatura indica que pessoas com necessidades complexas de comunicação, decorrentes de distintas condições de saúde, congênitas ou adquiridas, podem se beneficiar da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Dando ênfase à implementação de recursos de CAA em contexto escolar, surge a figura do professor enquanto parceiro de comunicação, essencial no processo de utilização dos sistemas. Além disso, a CAA na escola possibilita que haja uma ponte entre os profissionais da educação e da saúde, pensando nos variados contextos de vida dos sujeitos, e na necessidade de integrar conhecimentos e saberes para que o processo de comunicação pela CAA seja bem-sucedido. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece a terapia ocupacional no contexto escolar enquanto uma das especialidades da profissão, destacando a tecnologia assistiva e a comunicação alternativa como uma das áreas que o terapeuta ocupacional deve conhecer para atuar neste contexto. Portanto, o terapeuta ocupacional se configura como um profissional que está apto a implementar recursos de CAA no contexto escolar. Partindo destes apontamentos, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva descrever o percurso trilhado na graduação dentro das áreas de Tecnologia Assistiva e da CAA, através da apresentação de três produtos: um relato de experiência e participação no projeto de extensão em comunicação alternativa na atenção à criança com deficiência, desenvolvido em uma instituição de educação especial de São Carlos-SP; como segundo produto, uma pesquisa de iniciação científica de revisão da literatura a respeito da capacitação de parceiros de comunicação em contexto escolar, e o terceiro produto, a submissão de um resumo desta pesquisa com um recorte específico para a interface entre os profissionais da saúde e professores no âmbito da CAA. Essa trajetória dentro da terapia ocupacional com ênfase na comunicação alternativa foi essencial para a minha formação em terapia ocupacional, considerando a singularidade e autonomia dos sujeitos, bem como a necessidade de trabalhar uma ocupação tão essencial da vida humana quanto a comunicação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdEdital PIBIC/CNPQ/2019-2020por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8581418109873627por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


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