Show simple item record

dc.contributor.authorBiancolli, Luana Gonçalves
dc.date.accessioned2021-04-17T20:34:15Z
dc.date.available2021-04-17T20:34:15Z
dc.date.issued2020-06-24
dc.identifier.citationBIANCOLLI, Luana Gonçalves. Comunicação alternativa e ampliada e os caminhos para formação em terapia ocupacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14129.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14129
dc.description.abstractThe literature points out that difficulties in oral communication or the impossibility of performing it can cause occupational dysfunctions that hinder the activities of daily life. Meeting or minimizing this limitation is the main purpose of Alternative and Augmentative Communication (AAC), which is one of the areas of Assistive Technology (AT). The objective of this work was to describe the path taken in the theme of Assistive Technology, more specifically the AAC during the graduation of Occupational Therapy and studies developed during this process. To this end, three activities developed in the area will be described, one being a first study to map possible AAC users in the municipal school system and two other studies with procedures for implementing resource systems with children with cerebral palsy. The results of this path were the realization of two Scientific Initiations, two presentations and a submission of derivative work for congresses in the area of Assistive Technology, a report of experience in an extension project and the elaboration of an article for a specialized journal. This trajectory with Alternative and Augmentative Communication provided me with a broader and more complex view of individuals and their particularities. During the graduation years, I went through the steps described in the literature and during the course on the relationship between the Occupational Therapist and the AAC, which was fundamental for my personal and professional growth.por
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectComunicação Alternativapor
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.titleComunicação alternativa e ampliada e os caminhos para formação em terapia ocupacionalpor
dc.title.alternativeAugmentative and alternative communication and the paths to training in occupational therapypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lourenço, Gerusa Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474728505225459por
dc.description.resumoA literatura aponta que dificuldades da comunicação oral ou a impossibilidade da realização da mesma podem causar disfunções ocupacionais que dificultam as atividades da vida cotidiana. Suprir ou minimizar essa limitação é o principal propósito da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), que é uma das áreas da Tecnologia Assistiva (TA). Objetivo deste trabalho foi de descrever o caminho percorrido na temática da Tecnologia Assistiva, mais especificamente da CAA durante a graduação de Terapia Ocupacional e estudos desenvolvidos durante esse processo. Para tanto, serão descritas três atividades desenvolvidas na área, sendo um primeiro estudo de mapeamento de possíveis usuários de CAA na rede municipal de ensino e dois outros estudos com procedimentos de implementação de sistemas de recursos junto a crianças com paralisia cerebral. Os resultados desse caminho foram a realização de duas Iniciações Científicas, duas apresentações e uma submissão de trabalho derivado para congressos na área da Tecnologia Assistiva, um relato de experiência em projeto de extensão e elaboração de um artigo para periódico especializado. Essa trajetória com a Comunicação Alternativa e Ampliada proporcionou-me uma visão mais ampla e complexa dos indivíduos e de suas particularidades. Durante os anos de graduação, passei pelos passos descritos na literatura e no decorrer do curso sobre a relação do Terapeuta Ocupacional e a CAA, o que foi fundamental para meu crescimento pessoal e profissional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdEdital PIBIC/CNPQ 2019-2020por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5328916627321665por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil