Show simple item record

dc.contributor.authorAssunção, Beatriz da Silva
dc.date.accessioned2021-05-02T11:03:02Z
dc.date.available2021-05-02T11:03:02Z
dc.date.issued2021-04-23
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Beatriz da Silva. Gestão democrática da escola pública e os desafios da sua implementação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14208.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14208
dc.description.abstractThe aim of this paper is to discuss the paths and objectives in the implementation of Democratic Management in public schools in the Brazilian context, using theoretical frameworks and a survey to analyze the perspective of Pedagogy students regarding the discussion. It is a qualitative research. The methodology used was bibliographic research, through a review of specialized literature and documentary analysis through a questionnaire conducted with twenty-one students in the fifth year of undergraduate studies in Pedagogy at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus. The results showed that a large part of the volunteers only knew the term Democratic Management after entering graduation, in addition, part of the accredited participants had never known a school that exercised Democratic Management, this reveals that the process in legislative form is extremely fundamental but it is still no guarantee that Democratic Management is present in public schools. Thus, when exercised in its integral concept, through the understanding that the school is a historical and cultural form, it is able to articulate the means to the end, mediating the construction of the subject in the historical-critical scope. Circumstantiating the paths taken by Public Educational Policies in Brazil, addressing how democratic management appears in documents and their influences over the years is essential. In this research, we will seek to understand the reasons why Democratic Management has not been built and applied in a broad way in the context of Brazilian public schools.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleGestão democrática da escola pública e os desafios da sua implementaçãopor
dc.title.alternativeDemocratic management of public schools and the challenges of their implementationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lima, Paulo Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109357037661496por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é discutir os caminhos e os obstáculos na implementação da Gestão Democrática na escola pública no contexto brasileiro a partir de referenciais teóricos e de uma pesquisa para analisar a perspectiva dos estudantes de Pedagogia frente à esta discussão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura especializada e análise documental através de um questionário realizado com vinte e um estudantes do quinto ano da graduação em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Os resultados apontaram que grande parte dos voluntários conheceram o termo Gestão Democrática somente após o ingresso na graduação, além disso, parte dos participantes acreditam nunca terem conhecido uma escola que exercia uma Gestão Democrática, isso revela que o processo em forma legislativa é extremamente fundamental, mas ainda não é garantia de que a Gestão Democrática está presente nas escolas públicas. Sendo assim, quando exercida na íntegra, através da compreensão de que a escola forma indivíduos históricos e culturais, é capaz de articular os meios ao fim, mediando a construção do sujeito no âmbito histórico-crítico. Circunstanciar os caminhos percorridos pelas Políticas Públicas Educacionais no Brasil, abordar como a gestão democrática aparece nos documentos e suas influências ao longos dos anos faz-se fundamental para o desenvolvimento de uma reflexão crítica e reflexiva diante qual aluno desejamos formar. Nesta pesquisa, buscaremos compreender os motivos pelo qual a Gestão Democrática não tem sido construída e verdadeiramente efetivada de modo amplo no contexto das escolas públicas brasileiras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5403322490187602por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil