Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Giovana Maria de
dc.date.accessioned2021-05-06T14:45:54Z
dc.date.available2021-05-06T14:45:54Z
dc.date.issued2021-04-05
dc.identifier.citationALMEIDA, Giovana Maria de. Adaptações curriculares para um aluno com transtorno do espectro do autismo: estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14232.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14232
dc.description.abstractAutism is a disorder that affects a person's ability to communicate and interact socially, as well as their learning. This case study analyzes pedagogical actions performed by me as a therapeutic companion for an eleven-year-old child with moderate autism. The objective of this work was to investigate the effects of social and pedagogical adaptations made within the school environment. This is a qualitative research that developed for two years within a private institution in the interior of São Paulo. Through procedures such as describing the proposed activities, identifying the difficulty in both developing such activities, as well as the difficulties and acceptance of the student in relation to them. The analysis and development of the types of evaluation and the inclusion of the child in the classroom. The conclusions indicate a satisfactory development of the student in relation to their communication, the pleasure and interest in developing pedagogical activities and a remarkable increase in socialization.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectInclusão Escolarpor
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopor
dc.subjectCase studypor
dc.subjectSchool inclusionpor
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpor
dc.titleAdaptações curriculares para um aluno com transtorno do espectro do autismo: estudo de casopor
dc.title.alternativeCurricular adaptations for a student with autism spectrum disorder: a case studypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoO autismo é uma desordem que afeta a capacidade de comunicação e interação social da pessoa, assim como sua aprendizagem. Esse estudo de caso analisa ações pedagógicas realizadas por mim enquanto acompanhante terapêutica de uma criança de onze anos com autismo moderado. O objetivo desse trabalho foi averiguar os efeitos de adaptações sociais e pedagógicas realizadas dentro do ambiente escolar. Trata – se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu por dois anos dentro de uma instituição particular no interior de São Paulo. Através de procedimentos como descrever as atividades propostas, identificando a dificuldade tanto em desenvolver tais atividades, como as dificuldades e aceitação do educando em relação as mesmas; a análise e desenvolvimento dos tipos de avaliação e a inclusão da criança dentro de sala de aula. As conclusões indicam um desenvolvimento satisfatório do educando em relação a sua comunicação, o prazer e interesse em desenvolver as atividades pedagógicas e um aumento notável de socialização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7917584178434008por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil