Show simple item record

dc.contributor.authorDoin, Rafael Romeiro
dc.date.accessioned2021-06-07T12:32:55Z
dc.date.available2021-06-07T12:32:55Z
dc.date.issued2021-02-23
dc.identifier.citationDOIN, Rafael Romeiro. O corpo (des)conhecido na docência da educação infantil: narrativas docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14343.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14343
dc.description.abstractThe relations between body, child education, and teaching practices are built with the interaction of the individuals, whose conceptions of world bring about their interrelation across their political, economic, social, and cultural agenda. This research aims at understanding how the interviewed teachers manage the implications of their body in their practices with the primary children’s schools, and how their daily job is affected in their working spaces in primary education. When I speak about the body in this research, I refer to its relation with art, culture, and education. My body was affected in such relations, and it is from this life experience that I started to reflect on my own body. To conduct this research, I have adopted a qualitative approach with the oral narrative technique, i.e., a memoir of moments in my life. I also considered the data collected in CAPES’ thesis and dissertations repository and the narrative of the interviewers as the mains axis of this work, particularly because this research topic has not had much debate in education. I interviewed for this research five instructors in the State of São Paulo: three cisgender women, one transgender woman, and a cisgender man. The content of such interviews reveals rich and important data of the relations of their teaching-bodies with their lives, their formation, and their professional activities, showing the diversity of their teaching-bodies in their work in child education. Those narratives enabled a reflection about gender, about the interaction of instructors with their bodies, about their relationship with space, about ethnical and racial relations and about children with disabilities. I seek in this work to approach the need of studying the body in child education.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectBodypor
dc.subjectChild Educationpor
dc.subjectNarrativespor
dc.subjectTeacher Formationpor
dc.titleO corpo (des)conhecido na docência da educação infantil: narrativas docentespor
dc.title.alternativeThe (un) known body in the teaching of early childhood education: teaching narrativespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.description.resumoAs relações entre o corpo, educação infantil e práticas docentes se constroem entre as interações dos sujeitos, que apontam concepções de mundo trazendo em pauta a relação política, econômica, social e cultural. Esta pesquisa tem como objetivo compreender como as professoras e o professor entrevistado tratam as implicações do seu ser corpo em suas práticas na Educação Infantil e como isso se dá no cotidiano da atuação docente nos espaços de creches e pré-escolas. Quando falo sobre o corpo durante a pesquisa, falo de um corpo que se relaciona com a arte, com a cultura e com a educação. Meu corpo foi afetado nessa relação e é a partir dessas vivências que começo a refletir sobre ele. Para isso, a pesquisa se classifica como qualitativa, com a abordagem (auto)biográfica, utilizando como dispositivo a narrativa oral. Contamos com os resultados da coleta de dados da CAPES no repositório de teses e dissertações, das entrevistas narrativas e a escrita conceitual sobre os eixos do trabalho. Podemos pontuar que não é um assunto muito debatido na área. Foram entrevistados para esse trabalho cinco docentes do estado de São Paulo: três mulheres cisgênero, uma mulher trânsgenero e um homem cisgênero. A riqueza do conteúdo dessas entrevistas mostra dados importantes da relação dos corpos docentes com sua vida, formação e atuação profissional, revelando a diversidade dos corpos atuantes na educação infantil. Suas narrativas levaram a uma reflexão sobre gênero, relação dos docentes com seu corpo, sua relação com o espaço, questões étnico-raciais e crianças com deficiências. Busco com esse trabalho apontar para necessidade de estudarmos o corpo na educação infantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9984036089729552por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil