Show simple item record

dc.contributor.authorFrois, Rodrigo Valbueno
dc.date.accessioned2021-06-08T18:45:35Z
dc.date.available2021-06-08T18:45:35Z
dc.date.issued2021-03-05
dc.identifier.citationFROIS, Rodrigo Valbueno. Concepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14353
dc.description.abstractDidactic games stimulate several areas of the brain circuits, from the interpretation of images such as the storage and improvement of vocabulary to strategies in relation to the specific theme addressed by the game. It is worth mentioning the importance of the social interaction that the games bring among its participants and once they are chosen and applied as a pedagogical resource, they often end up being satisfactory for learning a certain content outside or inside the classroom. However, in pandemic times, WHO recommends social distance and remote classes to meet the needs of students during the 2020 school year. Thus, we tried to transform the physical game into digital format and faced some difficulties due to lack of resources and understanding of computer graphics. In this way, the present work aims to verify how basic education teachers are dealing with these situations at this moment, and what are their understandings regarding virtual didactic games. And we conclude that although teachers use and think they are a good helper in teaching and learning students, there is still a need for projects involving both technology professionals and specific teachers in the field in order to develop better games that include fun and motivating specific content.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectJogos didáticos e virtuaispor
dc.subjectPandemiapor
dc.titleConcepção dos professores sobre o uso de jogos virtuais em tempos de pandemiapor
dc.title.alternativeTeachers' conception of the use of virtual games in times of pandemicpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Carnio, Michel Pisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0198207700485715por
dc.description.resumoOs jogos didáticos estimulam diversas áreas dos circuitos cerebrais, desde a interpretação de imagens como o armazenamento e aprimoramento do vocabulário até estratégias em relação à determinada temática abordada pelo jogo. Vale ressaltar a importância da interação social que os jogos trazem entre seus participantes e uma vez que são escolhidos e aplicados como um recurso pedagógico, estes muitas vezes acabam sendo satisfatórios para o aprendizado de um determinado conteúdo fora ou dentro da sala de aula. Porém, em tempo de pandemia foi recomendado pela OMS o distanciamento social e aulas remotas para suprir as necessidades dos alunos durante o ano letivo de 2020. Desta forma, o presente trabalho tem o intuito de verificar, por meio de um questionário estruturado para a coleta e análise dos dados, como os professores da educação básica estão lidando com estas situações neste momento, e quais são suas compreensões a respeito de jogos didáticos virtuais. Concluímos que apesar dos professores utilizarem e acharem ser um bom auxiliador no ensino e aprendizado dos alunos, ainda é necessário projetos que envolvam tanto profissionais da tecnologia quanto professores específicos da área para que se desenvolva melhores jogos que incluam o divertido e motivador com o conteúdo especifico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1736389577477138por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil