dc.contributor.author | Costa, Vanessa Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T19:42:49Z | |
dc.date.available | 2021-06-11T19:42:49Z | |
dc.date.issued | 2019-12-02 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Vanessa Gomes da. Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14368 | |
dc.description.abstract | This research aimed to identify and analyze the proposals for pedagogical projects of Bilingual Pedagogy Courses offered in Brazil, in order to identify the professional expected to work in the school environment and the types of work space made possible by the training . The research is characterized as a qualitative descriptive document, making use of search resources on websites, documents and bibliographic survey. In our country there are three courses: at the National Institute of Education for the Deaf (INES), at the Federal Institute of Goiás – Aparecida de Goiânia Campus and at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina – Palhoça Campus. From the reading and analysis of the Pedagogical Political Projects, it was possible to identify some relevant points, such as the priority for the admission of deaf people in some courses, as well as the offer of proof in Libras, and the type of training, broader or restricted depending on the course. The results indicate the need for broader discussions about the desired professional, giving space to the deaf subject so that he can be an educator with his peers. We hope, with this study, to contribute to discussions in the area and promote reflection on investments in courses such as these. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia Bilíngue | por |
dc.subject | Projetos Político Pedagógicos | por |
dc.subject | Educação de Surdos | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.title | Levantamento e análise das propostas político pedagógicas dos cursos de pedagogia bilíngue | por |
dc.title.alternative | Survey and analysis of political pedagogical proposals of bilingual pedagogy courses | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lara Ferreira dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7312070448044165 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral identificar e analisar as propostas de projetos pedagógicos dos Cursos de Pedagogia Bilíngue oferecidos no Brasil, a fim de identificar o profissional esperado para atuação no espaço escolar e os tipos de espaço de atuação possibilitados pela formação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa documental descritiva, valendo-se de recursos de buscas em sites, documentos e levantamento bibliográfico. Em nosso país há três cursos: no Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), no Instituto Federal de Goiás – Câmpus de Aparecida de Goiânia e no O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – Câmpus Palhoça. A partir da leitura e análise dos Projetos Político Pedagógicos foi possível identificar alguns pontos relevantes, como a prioridade para ingresso de surdos em alguns cursos, bem como a oferta de prova em Libras, e o tipo de formação, mais ampla ou restrita a depender do curso. Os resultados indicam a necessidade de discussões mais amplas sobre o profissional desejado, dando espaço ao sujeito surdo para que possa ser educador junto aos seus pares. Esperamos, com este estudo, contribuir para as discussões da área e promover reflexão acerca de investimentos em cursos como estes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8240109246259530 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |