Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Stephane de Paiva
dc.date.accessioned2021-06-25T08:53:26Z
dc.date.available2021-06-25T08:53:26Z
dc.date.issued2020-09-08
dc.identifier.citationFreita, Stephane de Paiva.Promoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14427
dc.description.abstractThe study aimed to discuss the influences of psychoeducational interventions on the prevalence of common mental disorders aiming the promotion of mental health in pre-university students. The research scenario was a non-profit course focused on university entrance exam in the city of São Carlos (SP). Two 18-year-old female students participated. Data collection was done based on the response to the Self Report Questionnaire 20 (SRQ-20), focal group and semi-structured interviews. Analysis were made using the theoretical frameworks of Public Health and Content Analysis. The results indicated the inseparability of the cultural, social, financial, educational deficit and development dimensions as triggers and / or maintainers of psychological suffering in this phase. Both cited the intervention as one of the mechanisms that promote teaching and mental health when added to specific pre- university classes, religion and psychotherapy. It was concluded, therefore, the importance of intersectoral actions and universal access to higher education for this public, as well as a greater number of participants in future studies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectSaúde coletivapor
dc.subjectSofrimento psíquicopor
dc.subjectJovens pré vestibulandospor
dc.titlePromoção de saúde mental para jovens pré-vestibulandos, utilizando ciclo de intervenções psicoeducacionaispor
dc.title.alternativePromotion of mental health for pre-vestibulate young people, using a cycle of psychoeducational interventionseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Bleicher, Taís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9075358493860166por
dc.description.resumoO estudo objetivou discutir as influências de intervenções psicoeducacionais na prevalência de transtornos mentais comuns (TMC), com vista a promoção de saúde mental em jovens pré-vestibulandos. O cenário de pesquisa foi um curso prévestibular sem fins lucrativos do município de São Carlos (SP). Participaram duas estudantes mulheres de 18 anos. A coleta de dados foi feita a partir de resposta a Escala de sofrimento mental comum (SRQ-20), grupo focal e entrevistas semiestruturadas e as análises através dos referenciais teóricos da Saúde Coletiva e Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram a indissociabilidade das dimensões culturais, sociais, financeiras, de déficit educacional e de desenvolvimento como gatilhos e/ou mantenedores do sofrimento psíquico nessa fase. Ambas citaram a intervenção com um dos mecanismos promotores de ensino e saúde mental quando somado a aulas específicas do pré-vestibular, religião e psicoterapia. Conclui-se, portanto, a importância de ações intersetoriais e acesso universal a educação superior para esse público, bem como um número maior de participantes em estudos futuros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5228954763137512por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil