Show simple item record

dc.contributor.authorLaissener, Rosiane Cristina
dc.date.accessioned2021-06-30T11:00:14Z
dc.date.available2021-06-30T11:00:14Z
dc.date.issued2021-01-28
dc.identifier.citationLAISSENER, Rosiane Cristina. Documentação pedagógica: uma abordagem construída no cotidiano de um berçário. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14468.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14468
dc.description.abstractThis dissertation aimed to study how the non-nursery Pedagogical Documentation enables the discussion of pedagogical practices with babies, favoring teacher education, considering the action of the teacher who registers and researches through this approach, and the requests, both as actors in the contexts of collective life. At first, it understands the conception of this approach, like the studies carried out by the pedagogies of Northern Italy, in the Region of Emillia Romana, as an instrument for reflection and planning of teaching actions in order to build forced experiences with babies as protagonists, and to support pedagogical practices and professional training. Adopting the techniques of observation, recording, document analysis, study, reflection and sharing with the school community, the Pedagogical Documentation was built, producing the data of this research and implementing its principles as a research method of the practice itself. Pedagogical Documentation as a research, reflection and communication tool can be a new way for the education of children and young children, making the school alive, producing culture, opportunities, which provokes thinking, reveals learning and gives meaning to everyday life from of the provocations it causes to the teaching action and, concomitantly, to the babies' actions. It proposes a review again and with a sensitive listening, enabling the communication of what has been lived through the sharing of mini-stories that show the discoveries of the researcher teacher and the babies as protagonists and authors.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentação Pedagógicapor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPedagogical Documentationeng
dc.subjectBabieseng
dc.subjectAdaptationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleDocumentação pedagógica: uma abordagem construída no cotidiano de um berçáriopor
dc.title.alternativePedagogical documentation: an approach built in the daily life of a nurseryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821077407620769por
dc.description.resumoEsta dissertação tratou de estudar como a Documentação Pedagógica produzida no berçário possibilita a discussão sobre as práticas pedagógicas com os bebês favorecendo a formação docente, considerando a ação da professora que registra e pesquisa por meio desta abordagem, e dos bebês, ambos como atores nos contextos de vida coletiva. A princípio, procurou compreender a concepção desta abordagem, tal qual os estudos realizados pelas pedagogias do Norte da Itália, na Região de Emillia Romana, como instrumento de reflexão e planejamento das ações docentes a fim de construir experiências significativas com os bebês como protagonistas, e amparar as práticas pedagógicas e a formação profissional. Adotando as técnicas da observação, registro, análise documental, estudo, reflexão e compartilhamento com a comunidade escolar, construiu-se a Documentação Pedagógica, produzindo os dados da presente pesquisa e implementando seus princípios como método de pesquisa da própria prática. A Documentação Pedagógica como ferramenta de pesquisa, reflexão e comunicação pode ser um novo caminho para a educação de bebês e crianças pequenas tornando a escola viva, produtora de cultura, de oportunidades, que provoca a pensar, revela aprendizagens e dá sentido ao cotidiano a partir das provocações que causa à ação docente e, concomitantemente, às ações dos bebês. Propõe um rever de novo e com uma escuta sensível, possibilitar a comunicação do vivido a partir do compartilhamento de mini-histórias que evidenciam as descobertas da professora pesquisadora e dos bebês como autores protagonistas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2973058554066950por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil