Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPrando, Tales Augusto
dc.date.accessioned2021-06-30T17:31:02Z
dc.date.available2021-06-30T17:31:02Z
dc.date.issued2021-06-17
dc.identifier.citationPRANDO, Tales Augusto. Desafios da política ambiental e de mobilidade urbana de São Carlos (SP): análise das possibilidades e limitações de duas propostas para conclusão do trecho nordeste do anel perimetral proposto nos anos 1970. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14479.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14479
dc.description.abstractABSTRACT The aim of this dissertation is the project of a ring road idealized for the city of São Carlos (SP) in the 1970s. Especially on the northeast stretch, interrupted due to environmental infractions. We investigate and discuss the possibilities and limitations of the conclusion. This study is motivated by the relevance of this road connection, which should interconnect important urban sectors of the city that today remain more isolated. To carry out this research, information was collected and compiled in two main aspects, the urban and environmental characteristics of the affected region and the relevant legislation, especially concerning the urban permanent preservation area (under Brazilian law 12.651) and urban planning instruments that could be applied, which involves urban and environmental requalification with provision for re-establishing the road connection. Based on the data analyses, is possible to formulate alternatives path to complete the northeast perimeter, through alternatives path for connection, which allows the identification of their respective possibilities and limitations. This investigation can contribute to future urban public policies concern in restore this important road connection.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfraestrutura urbanapor
dc.subjectConexões viáriaspor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectAPPs urbanaspor
dc.subjectInstrumentos urbanísticospor
dc.subjectSão Carlos (SP)por
dc.subjectUrban infrastructurepor
dc.subjectUrban road connectionspor
dc.subjectUrban mobilitypor
dc.subjectUrban environmental protection areaspor
dc.subjectUrbanistic instrumentspor
dc.titleDesafios da política ambiental e de mobilidade urbana de São Carlos (SP): análise das possibilidades e limitações de duas propostas para conclusão do trecho nordeste do anel perimetral proposto nos anos 1970por
dc.title.alternativeChallenges of environmental policy and urban mobility in São Carlos (SP): analisys of the possibilities and limitations of two proposals for completing the northeastern section of the perimeter ring proposed in the 1970spor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Regina Mota
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9973870842834947por
dc.description.resumoRESUMO Este trabalho tem como objeto de estudo as possibilidades e as limitações de duas propostas para conclusão do projeto de anel perimetral idealizado para cidade de São Carlos (SP) na década de 1970. Com foco no Trecho nordeste, interrompido por infrações ambientais, busca-se investigar e discutir as condições para efetivação de sua conclusão, segundo duas alternativas selecionadas pela importância que representam no âmbito de suas origens propositivas e para os Planos Diretores de 2005 e 2016. Este estudo se justifica pela relevância dessa conexão viária que poderia interligar importantes setores urbanos da cidade que hoje se mantém mais isolados. Para a realização dessa pesquisa foram levantadas e compiladas informações em dois aspectos principais. O primeiro, acerca das características urbanísticas e ambientais da região afetada e, o segundo, acerca da legislação pertinente, especialmente em relação às Área de Preservação Permanente (APP) urbanas e aos instrumentos urbanísticos passiveis de aplicação, o que envolve requalificação urbana e ambiental com previsão para restabelecimento de conexão viária. Com base nos dados obtidos e nas análises realizadas, pode-se formular alternativas de Trajeto para conclusão da perimetral nordeste, por meio da construção de duas alternativas de conexão, permitindo discutir e identificar suas respectivas possibilidades e limitações. Espera-se que os resultados as serem obtidos nessa investigação possam contribuir com as políticas públicas urbanas e os processos de decisão que serão adotadas para buscar, ou não, recompor essa conexão viária.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::RECUPERACAO DE AREAS DEGRADADASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS FISICO-AMBIENTAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0308189006580613por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil