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dc.contributor.authorSilva, Gabriel Batista Fernandes
dc.date.accessioned2021-07-02T20:38:00Z
dc.date.available2021-07-02T20:38:00Z
dc.date.issued2019-11-20
dc.identifier.citationSilva, Gabriel Batista Fernandes. Panorama geral do transporte público e estudo de viabilidade técnica de implantação de corredores de BRT na cidade de Marília-SP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14499.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14499
dc.description.abstractThis paper characterizes the public transport system in the city of Marília - SP, with an analysis of its service's quality, and presents an intervention proposal, with the implementation of a Bus Rapid Transit - BRT system in an area where a currently disabled railroad, that crosses the city, is located. The public transport in the city is operated by two companies, which operate in different regions and are represented by an association. A technical visit occurred at one of the concessionaires, and their organization and procedures were observed. The service's quality analysis was made based on technical literature and considered the main indicators of transport quality studied by Ferraz and Torres (2004): accessibility, attendance frequency, time of travel, reliability, safety, bus characteristics, bus stops, information system, connectivity and road conditions. Strengths of service’s quality are accessibility throughout the city, the information system and the universally accessible fleet. The existence of the Terminal is also a strength of the system. The main public transport routes were analyzed and the need for prioritization in the proposed corridor was determined according to the number of buses passing through the area, which was also evaluated based on its characteristics and physical capacity to receive the implementation of a busway. Currently, the corridor has the potential to carry around 35,140 passengers daily.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte públicopor
dc.subjectBus rapid transiteng
dc.subjectBRTpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectÔnibuspor
dc.titlePanorama geral do transporte público e estudo de viabilidade técnica de implantação de corredores de BRT na cidade de Marília-SPpor
dc.title.alternativeOverview of Public Transport and technical feasibility study for the implementation of BRT corridors in Marília city (SP)eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Hirosue, Fernando Hideki
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4091598921285700por
dc.description.resumoEste trabalho caracteriza o transporte coletivo da cidade de Marília – SP, com uma análise de seus padrões de qualidade, e apresenta uma proposta de intervenção, com a implantação de um sistema de Bus Rapid Transit – BRT em uma área em que se encontra uma ferrovia, atualmente inoperante, que cruza a cidade. O transporte coletivo na cidade é realizado por meio de duas empresas, que atuam em regiões distintas e são representadas por uma associação. Ocorreu uma visita técnica em uma das empresas concessionárias, onde foram observados sua organização e procedimentos. A análise dos padrões de qualidade ocorreu conforme a literatura técnica e abordou os principais indicadores de qualidade no transporte estudados por Ferraz e Torres (2004): acessibilidade, frequência de atendimento, tempo de viagem, confiabilidade, segurança, características dos ônibus, características dos locais de parada, sistemas de informações, conectividade e estado das vias. São destaques, em relação à qualidade, a acessibilidade no atendimento, presente em toda a cidade, o sistema de informações e a frota acessível universalmente. A existência do Terminal também é um ponto positivo do sistema. As principais vias utilizadas pelo transporte público atualmente foram analisadas, e a verificação da necessidade de priorização no corredor proposto ocorreu de acordo com o número de coletivos que passam pelo local, que também foi avaliado com base nas características e capacidade física de receber a implantação de um corredor de ônibus. Atualmente, o corredor tem um potencial de transportar diariamente cerca de 35.140 passageiros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTESpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3326018548096238por
dc.publisher.courseEngenharia Civil - ECivpor


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