Show simple item record

dc.contributor.authorResende, Felipe da Costa
dc.date.accessioned2021-07-05T21:40:40Z
dc.date.available2021-07-05T21:40:40Z
dc.date.issued2021-06-22
dc.identifier.citationRESENDE, Felipe da Costa. Estudo sobre transtornos mentais e seus riscos para discentes no âmbito do ensino superior. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14517.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14517
dc.description.abstractInside the university, there are many uncertainties and demands in students' daily lives, so attention and care for students' mental health become essential to form and prepare professionals for the needs of the labor market. The study aimed to focus on university-related factors that can contribute to students' mental disorders to provide solutions to improve the quality of life, avoiding hypotheses that lead to diseases and conditions that are harmful to health. For this, a case study was carried out, aided by questionnaires, and reported online. The main results indicated problems related to teaching structure, curricular grade, assessment forms, student/teacher distance, lack of welcoming environments, and psychological support and training follow-up. The conclusion showed a need for dialogued changes between professors, students, and the educational institution so that periods of difficulty do not become triggers for mental disorders, seeking a healthy environment for the university community.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstornos mentaispor
dc.subjectPsicodinâmica do trabalhopor
dc.subjectErgonomia da atividadepor
dc.subjectSofrimento e dorpor
dc.subjectSaúde na universidadepor
dc.subjectMental disorderspor
dc.subjectPsychodynamics of workeng
dc.subjectActivity-centered ergonomicseng
dc.subjectSuffering and paineng
dc.subjectUniversity healtheng
dc.titleEstudo sobre transtornos mentais e seus riscos para discentes no âmbito do ensino superiorpor
dc.title.alternativeStudy on mental disorders and their risks on university educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fontes, Andréa Regina Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848646681792317por
dc.description.resumoDentro da universidade são muitas as incertezas e cobranças feitas no dia a dia dos estudantes, assim a atenção e os cuidados com a saúde mental dos alunos se tornam imprescindíveis para que sejam formados profissionais capacitados e preparados para as demandas do mercado de trabalho. O objetivo deste estudo foi focar nos fatores relacionados à universidade que podem contribuir para os transtornos mentais dos estudantes, afim de propor soluções para a melhoria na qualidade de vida, evitando situações que levam a distúrbios e transtornos prejudiciais à saúde. Para isso foi realizado um estudo de caso auxiliado por questionários e entrevistas online. Os principais resultados indicaram problemas relacionados à: estrutura de ensino, grade curricular, formas de avaliação, distanciamento aluno/professor, falta de ambientes acolhedores e de apoio psicológico e acompanhamento da formação. Concluiu-se a necessidade de mudanças dialogadas entre docentes, discentes e instituição de ensino, para que períodos de dificuldade não se transformem em disparadores de transtornos mentais, buscando um ambiente saudável para a comunidade universitária.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7587216013644138por
dc.publisher.courseEngenharia de Produção - EP-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil