Show simple item record

dc.contributor.authorBimbatti, Bianca Rita
dc.date.accessioned2021-07-05T22:34:49Z
dc.date.available2021-07-05T22:34:49Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.identifier.citationBIMBATTI, Bianca Rita. O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521
dc.description.abstractHistorically, school has been used as an important space for social control and maintenance of classes, relying on the curriculum as an important tool for the production and reproduction of values, behaviors and meanings aligned with the interests of the capitalist social and economic organization model. With the neoliberal politics’ advancement, a National Curriculum Common Core (BNCC) is being imposed on schools as an important element for the development of a more just, democratic and quality education. However, the BNCC reveals itself as another instrument in service of the capitalist financial market. In this work, the BNCC was analyzed from a critical perspective, in order to highlight the presence of the hidden curriculum in the proposals of the BNCC for the Natural Sciences’ area, and to understand how such hidden curricular practices contribute to the maintenance of the current productive system. From a documental analysis guided by the qualitative research method, Paulo Freire's pedagogical and epistemological contributions to overcome the hidden curriculum were used for the development of this work, using three parameters: historical-dialectical materialism, dialogue and concrete reality. Throughout this work, it was possible to highlight the role of BNCC in legitimizing an instrumental and decontextualized science teaching, contributing to the normalization of social contradictions and adaptation of the students to the current reality.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo ocultopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectHidden curriculumpor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectScience teachingpor
dc.titleO currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricularpor
dc.title.alternativeThe hidden curriculum in science education: a critical analysis of the National Curriculum Common Corepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoAo longo da história, a escola vem sendo utilizada como um importante espaço para o controle social e manutenção das classes, tendo o currículo como um importante instrumento para a produção e reprodução de valores, comportamentos e significados alinhados aos interesses do modelo de organização social e econômico capitalista. Com o avanço das políticas neoliberais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é imposta às escolas como uma importante peça para o desenvolvimento de uma educação mais justa, democrática e de qualidade. Entretanto, a BNCC se revela como mais um instrumento em função do mercado econômico capitalista. Neste trabalho, foi realizada uma análise crítica da BNCC, a fim de evidenciar a presença do currículo oculto nas proposições da Base para a área de Ciências da Natureza, e entender como tais práticas curriculares ocultas contribuem para a manutenção do atual sistema produtivo. A partir de uma análise documental pautada pelo método qualitativo de pesquisa, as contribuições pedagógicas e epistemológicas de Paulo Freire para a superação do currículo oculto foram utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho, partindo de três parâmetros: materialismo histórico-dialético, diálogo e realidade concreta. Ao decorrer do trabalho foi possível destacar o papel da BNCC na legitimação de um ensino de ciências instrumental e descontextualizado, contribuindo para a normalização das contradições sociais e adequação dos estudantes à realidade vigente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6192118814923360por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil