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Uso do transporte coletivo do município de São Carlos (SP) por parte da comunidade universitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author | Trindade, João Vítor Araujo | |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T16:28:41Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T16:28:41Z | |
dc.date.issued | 2019-07-04 | |
dc.identifier.citation | Trindade, João Vítor Araujo. Uso do transporte coletivo do município de São Carlos (SP) por parte da comunidade universitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14530. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14530 | |
dc.description.abstract | In the present work an analysis of the issue of urban mobility by public transportation, focusing on the students of the Federal University of São Carlos, in the city of São Carlos (SP), is carried out. Concepts related to collective transportation and sustainable urban mobility are presented, as well as a theoretical basis on the use of collective transportation by university students and surveys and public transport research. The execution of these surveys through a questionnaire will be essential for the determination of a travel pattern for this group, both in statistical and spatial aspects, with the help of online forms, Geographic Information Systems softwares, and spreadsheets. Due to a better contextualization of the work, a characterization of the municipality of São Carlos in relation to its urban and population evolution and its public urban transport system is carried out. As main results, it was found that collective transportation is the most used mode, followed by automobiles and walking, the latter being more frequently used by those who live near the university. Travel origins are concentrated in some specific neighborhoods of the municipality, which have a good level of access to services and public transportation, or are close to the campus. The users of public transportation to the university (35% of respondents) are, for the most part, undergraduate students, aged between 18 and 23 years and monthly income up to R$1,999. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte coletivo | por |
dc.subject | Mobilidade urbana sustentável | por |
dc.subject | Universitários | por |
dc.subject | Pesquisa origem-destino | por |
dc.title | Uso do transporte coletivo do município de São Carlos (SP) por parte da comunidade universitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | por |
dc.title.alternative | Use of public transport in São Carlos (SP) by the university community of the Federal University of São Carlos (UFSCar) | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hirosue, Fernando Hideki | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4091598921285700 | por |
dc.description.resumo | No presente trabalho é feita uma análise da questão da mobilidade urbana por transporte coletivo, com foco na comunidade universitária da Universidade Federal de São Carlos, no município de São Carlos (SP). São apresentados conceitos relacionados ao transporte coletivo e à mobilidade urbana sustentável, além de uma fundamentação teórica sobre o uso do transporte coletivo por parte de estudantes universitários e sobre levantamentos e pesquisas de transporte público. A execução dessas pesquisas através de questionário é essencial para a determinação de um padrão de viagens para esse grupo, tanto em aspectos estatísticos quanto espaciais, com auxílio de formulários online, softwares de Sistemas de Informação Geográfica e de planilhas eletrônicas. Em função de uma melhor contextualização do trabalho, é realizada uma caracterização do município de São Carlos no tocante à sua evolução urbana e populacional e ao seu sistema de transporte público urbano. Buscou-se, então, avaliar o uso do sistema de transporte coletivo do município, definindo um padrão de viagens, de modo a aprofundar o entendimento do estado Como principais resultados, constatou-se que o transporte coletivo é o modo mais utilizado, com destaque também para os automóveis e os deslocamentos a pé, sendo estes últimos mais utilizados por aqueles que habitam em local mais próximo à universidade. As origens de viagens estão concentradas em alguns bairros específicos do município, os quais apresentam um bom nível de acesso a serviços e ao próprio transporte público, ou são próximos ao campus. Os usuários do transporte público para a universidade (35% dos entrevistados) são, em sua maioria, alunos de graduação, com idade entre 18 e 23 anos e de renda mensal até R$1.999. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5835543045188522 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |