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dc.contributor.authorAlmeida, Camila Santana
dc.date.accessioned2021-07-08T19:56:04Z
dc.date.available2021-07-08T19:56:04Z
dc.date.issued2021-06-25
dc.identifier.citationALMEIDA, Camila Santana. Percepções sobre avaliação: processos em uma escola da rede estadual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14560.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14560
dc.description.abstractThis Final Paper is a case study with elements of a narrative from a learning experience, which presents the analysis of the perceptions about the evaluation processes carried out during the supervised internships within the Pedagogical Residency Program. I present the reality of a rural school in the São Paulo state education system, the difficulties experienced and the concerns generated by this experience regarding evaluation a concern that led to the writing of this work. The observations during the internships pointed out a gap in the students' learning process, mainly based on the results of the external evaluations - being defined two actions to seek an improvement in the process: diagnose and recover. Given this scenario, I attempted to understand two points: a) how the continuous progression works in the state education system, and b) how the diagnosis of student learning is made, because it is through this diagnosis that the school guides its recovery actions. The study aims to identify whether the evaluation present in the institution performs the function of diagnosing, reflecting on the modalities of evaluation found and its relationship with the evaluative processes within the school. The research had a qualitative and quantitative character, and for the information gathering, I used the field diary, questionnaires with other trainees from the same institution, documentary and bibliographic research, and personal files. Through the information gathered, I analyzed the evaluation processes present in the school and I could identify that, despite the intention to diagnose, the evaluation present referred to the Pedagogy of Examination, that is, the actions were based on a training for external evaluations, leaving the function of diagnosing in the background because of a classification evaluation. The perception was of an evaluation process that was not welcoming, although the teachers had good intentionality, but faced several obstacles that did not allow the development of a diagnostic evaluation and consequently the desired recovery.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempor
dc.subjectAvaliação Diagnósticapor
dc.subjectEstágiopor
dc.titlePercepções sobre avaliação: processos em uma escola da rede estadualpor
dc.title.alternativePerceptions about evaluation: processes in a state school systemeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037por
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo de caso com elementos de uma narrativa de experiência de formação, que apresenta a análise das percepções sobre os processos avaliativos realizados durante os estágios supervisionados dentro do Programa Residência Pedagógica. Apresento a realidade de uma escola rural do sistema estadual de ensino de São Paulo, as dificuldades vivenciadas e as inquietações geradas por tal experiência quanto à avaliação - uma inquietação para a escrita deste trabalho. As observações durante os estágios apontaram uma lacuna no quadro de aprendizagem dos alunos, principalmente, a partir dos resultados das avaliações externas – sendo definidas duas ações para buscar uma melhora no quadro: diagnosticar e recuperar. Diante deste cenário, procurei entender dois pontos: a) como é o funcionamento da progressão continuada na rede estadual e b) como é feito o diagnóstico do quadro de aprendizagem dos estudantes, pois é através dele que a escola pauta as ações de recuperação. O trabalho tem como objetivo identificar se a avaliação presente na instituição realiza a função de diagnosticar, refletindo sobre as modalidades de avaliação encontradas e sua relação com os processos avaliativos dentro da escola. A pesquisa teve um caráter qualitativo e quantitativo, sendo que para o levantamento das informações, utilizei o diário de campo, aplicação de questionários com outras estagiárias da mesma instituição, pesquisa documental, bibliográfica e arquivos pessoais. Através das informações levantadas, analisei os processos avaliativos presentes na escola e pude identificar que, apesar da intencionalidade de diagnosticar, a avaliação presente remetia a Pedagogia do Exame, ou seja, as ações eram pautadas em um treinamento para as avaliações externas, deixando a função de diagnosticar em segundo plano em função de uma avaliação classificatória. A percepção era de um processo avaliativo não acolhedor, embora os professores tivessem boa intencionalidade, mas enfrentavam obstáculos diversos que não possibilitavam o desenvolvimento de avaliação diagnóstica e consequentemente a recuperação desejada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0405876867775884por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


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