Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Nice Ribeiro de
dc.date.accessioned2021-07-08T20:00:37Z
dc.date.available2021-07-08T20:00:37Z
dc.date.issued2021-05-04
dc.identifier.citationALMEIDA, Nice Ribeiro de. A formação inicial de professores na perspectiva do estágio remunerado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14561.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14561
dc.description.abstractThis research presents the theme "Initial teacher training from the perspective of paid internship: an analysis of the Citizen Training project", whose purpose is to analyze the relevance of initial university training and to investigate how the managers and educators of an Early Childhood Education Center Sorocaba conceives paid internships in early childhood education (day care). Given this theme, try to collect information on field research and bibliographic research on the respect of the internship's contributions in the school environment, and how this can contribute to the academic education of the university student. Before the questions analyzed, research about the quality of university education in teacher training and check if the paid internship, in the scenario of the “Citizen Training” Project, can be understood as a pedagogical training space, in the midst of the meaning strategies built by paid interns, by the teachers and the management team of the Child Education Center located in the North Zone of Sorocaba. In this context, it is opportune to analyze public policies for teacher training for early childhood education. In view of the theme, this paper presents a brief history of the Pedagogy Course in Brazil, clarifying issues that involve the education of childhood teachers and what are the main skills needed to improve teaching practice in Early Childhood Education. Finally, the results of the field research on the Citizen Training Project, its educational objectives, its guidelines and how the paid internship takes place at the Early Childhood Education Center Sorocaba will be presented, from the perspective of contributing to the field of initial teacher education.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectEstágio Remuneradopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.titleA formação inicial de professores na perspectiva do estágio remuneradopor
dc.title.alternativeInitial teacher training from the perspective of paid internshippor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037por
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta o tema “A Formação Inicial de Professores na Perspectiva do Estágio Remunerado: Uma Análise do Projeto Formação Cidadã, que tem por desígnio analisar a relevância da formação inicial universitária e investigar como os gestores e educadores de um Centro de Educação Infantil de Sorocaba concebem o estágio remunerado na educação infantil (creche) como espaço formativo. Diante desta temática, busca-se coletar informações através da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica a respeito das contribuições do estágio no ambiente escolar e como este pode contribuir na formação acadêmica do estudante universitário. Ante as questões analisadas, busca-se elencar a relevância da qualidade do ensino universitário na formação docente e verificar se o estágio remunerado, no âmbito do Projeto “Formação Cidadã” pode ser compreendido como espaço de formação pedagógica, por meio das significações construídas pelos estagiários remunerados, dos docentes e equipe de gestão de um Centro de Educação Infantil localizado na Zona Norte de Sorocaba. Nesse contexto, é oportuno analisar as políticas públicas de formação de professores para a Educação Infantil e diante da temática, este trabalho apresentará também um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, elucidando sobre as questões que cercam a formação do professor da infância e quais as principais aptidões são necessárias para melhoras na prática docente na Educação Infantil. E por fim, é apresentado o resultado da pesquisa de campo sobre o Projeto Formação Cidadã, seus objetivos educacionais, suas diretrizes e como ocorre o estágio remunerado dentro do Centro de Educação Infantil de Sorocaba, na perspectiva de contribuir para o campo da formação inicial de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1542185480817206por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil