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dc.contributor.authorJesus, Gabriel Fernandes Freitas de
dc.date.accessioned2021-07-09T11:14:15Z
dc.date.available2021-07-09T11:14:15Z
dc.date.issued2021-04-01
dc.identifier.citationJESUS, Gabriel Fernandes Freitas de. Análise da interação compressor-tubo capilar na adaptação de um sistema de refrigeração de R134a para R290 ou R600. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14563.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14563
dc.description.abstractIn a context with environmental concern getting more and more importance, products that are aggressive to the environment are receiving less and less demand. For instance, the refrigeration industry is being directed to abandon some not ecological refrigerant fluids (CFCs e HFCs).Just as the R134a has replaced the R22, today the goal is to replace the R134a by more ecological fluids as R600a and R290. In that way, this monograph has as principal objective to analyze the transition of a refrigeration system, which works originally with R134a, to R600a and R290. For that, it was realized a theoretical comparison study, looking for analyzing the impacts that this change causes to the mass flow. It was used a numerical modelings which involved volumetric efficiency for the compressor and the capillary tube length’s calculus. The goal is to achieve the mass flow balance on the system. It was observed that the superheat influence to the capillary tube length is not expressive in comparison to the evaporation temperature. In all the cases, R600a needed a bigger length to the same difference of pressures in comparison to R134a and R290. Besides that, at evaporation temperature equal to -15ºC, an interchangeability is observed between R134a and R290. In that case, it is possible to switch the gas of the circuit with no changes at the capillary tube length. For the R600a, that is not possible at all the studied conditions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodo iterativo (iterative method).por
dc.subjectTubo capilar (capillary tube).por
dc.subjectR134a.por
dc.subjectR290.por
dc.subjectR600a.por
dc.titleAnálise da interação compressor-tubo capilar na adaptação de um sistema de refrigeração de R134a para R290 ou R600por
dc.title.alternativeAnalysis of compressor-capillary tube interaction about refrigeration system adaptation from R134a to R290 or R600aeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ávila, Márcio Turra de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8581555057590142por
dc.description.resumoEm um cenário em que a preocupação ambiental é cada vez mais importante, produtos agressores ao meio ambiente vêm recebendo menos demanda. Por exemplo, a indústria da refrigeração está sendo direcionada a abandonar a utilização de determinados fluidos refrigerantes prejudiciais ao meio ambiente (CFCs e HFCs). Assim como o R134a substituiu o R22, hoje a diretriz é substituir o R134a por fluidos mais ecológicos como o R600a e o R290. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar a transição de um sistema de refrigeração, originalmente destinado a utilizar R134a, para R600a e R290. Para isso, foi realizado um estudo teórico comparativo, buscando verificar a influência que a troca de fluidos sobre a vazão mássica. Usaram-se modelagens numéricas envolvendo a eficiência volumétrica de espaço nocivo para o compressor e para o cálculo do comprimento do tubo capilar a fim de obter o equilíbrio da vazão mássica do sistema. Observou-se que a influência do superaquecimento no comprimento do capilar é pequena quando comparada com a influência da temperatura de evaporação. Em todos os casos estudados, o R600a necessitou de um capilar de maior comprimento para gerar a mesma perda de carga quando comparado com o R134a e R290. Além disso, em temperatura de evaporação de -15ºC, há a possibilidade de intercambialidade entre os gases R134a e R290 sem que seja necessária alteração no comprimento do tubo capilar, entretanto, para o R600a isso não ocorre em nenhuma faixa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6110691088236313por
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


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