Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, Juliano de Barros
dc.date.accessioned2021-07-12T13:06:57Z
dc.date.available2021-07-12T13:06:57Z
dc.date.issued2021-04-26
dc.identifier.citationCARVALHO, Juliano de Barros. Sequência didática para o ensino de indução eletromagnética a partir da energia eólica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14576.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14576
dc.description.abstractThis project aims to develop a didactic sequence that contributes to learning the concept of electromagnetic induction from the theme of wind energy. The topic is pertinent since lately there is a very strong incentive for countries to adopt a policy of generating electricity from renewable sources and causing the least amount of environmental impact. Wind energy is an abundant and clean energy source and the number of wind farms in Brazil has been growing, indicating an effort by the country to diversify its energy matrix. The educational product developed sought, based on the strategy of using a text for scientific dissemination, the exhibition of scenes from the film “The Boy Who Discovered the Wind” and a series of electromagnetism experiments, to develop activities that promote social interaction between the students and the teacher. Given the difficulties of students in understanding these concepts related to electromagnetism due to the high level of abstraction, the educational product sought, from the diversification of activities, to improve students' understanding of electromagnetic induction and its application in the generation of electrical energy.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndução Eletromagnéticapor
dc.subjectEnergia Eólicapor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectElectromagnetic Inductionpor
dc.subjectWind Energypor
dc.subjectDidactic Sequencepor
dc.subjectPhysics Teachingpor
dc.titleSequência didática para o ensino de indução eletromagnética a partir da energia eólicapor
dc.title.alternativeDidactic sequence for teaching electromagnetic induction from wind energypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Tersio Guilherme de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705292304279277por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Fernanda Keila Marinho da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390725197649567por
dc.description.resumoEsse projeto tem o objetivo de desenvolver uma sequência didática que contribua para aprendizagem do conceito de indução eletromagnética a partir da temática energia eólica. O tema é pertinente já que ultimamente há um incentivo muito grande que países adotem uma política de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e que causem o mínimo de impacto ambiental. A energia eólica é uma fonte de energia abundante e limpa e vem crescendo o número de parques eólicos no Brasil indicando um esforço do país na diversificação da sua matriz energética. O produto educacional desenvolvido procurou, a partir da estratégia do uso de um texto de divulgação cientifica, da exposição de cenas do filme “O Menino Que Descobriu o Vento” e de uma série de experimentos de eletromagnetismo, desenvolver atividades que promovessem uma interação social entre os alunos e o professor. Diante das dificuldades dos alunos de compreender esses conceitos ligados ao eletromagnetismo devido ao alto nível de abstração, o produto educacional procurou, a partir da diversificação das atividades, melhorar a compreensão dos alunos a respeito da indução eletromagnética e sua aplicação na geração de energia elétrica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3494360155639422por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil