Show simple item record

dc.contributor.authorCunha, Rebeca Figueiredo da
dc.date.accessioned2021-07-14T23:48:20Z
dc.date.available2021-07-14T23:48:20Z
dc.date.issued2021-06-18
dc.identifier.citationCUNHA, Rebeca Figueiredo da. O encantamento de ser: um estudo sobre o acolhimento da expressão dramática de crianças e a formação de professores/as. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14605.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14605
dc.description.abstractThe present work had as main goal to investigate the dramatic expression of children as one of the elements that can build a teacher education in a playful way and welcoming differences, aimed at the accomplishment of pedagogical practices that respect all children and their multiple childhoods. Seeking to answer the question-problem “how to build a preparation of pedagogues aimed at carrying out a pedagogical work that respects and welcomes the dramatic expression of all children?”, the study process was based on the principle that the school should be a place of enchantment and not of disaffection generated by the adult-centered logic that frames and standardizes the ways of being in the world. To this end, the concepts of children's dramatic play, child and childhood were elaborated, seeking to understand how Early Childhood Education and the identity of the adult/teacher who works in this stage are configured, reflecting, simultaneously, about the difference and diversity present in the school. The research stands out as a qualitative study of a bibliographic nature with the insertion of some personal memories. As a result, the need for the school to set up an environment that must respects the particularities and multiple bodies and ways of being was recognized with regard to the dramatic action of children, showing itself as a welcoming place for all. It was verified that the initial and continuous preparation of teachers must pay attention to the dramatic play, in order to build an Early Childhood Education that welcomes and respects children's differences and cultures.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo dramáticopor
dc.subjectDramatic playpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEarly childhood educationpor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectDifferencepor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectDiversitypor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTeacher educationpor
dc.titleO encantamento de ser: um estudo sobre o acolhimento da expressão dramática de crianças e a formação de professores/aspor
dc.title.alternativeThe enchantment of being: a study on the understanding of children's dramatic expression and teacher educationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal investigar a expressão dramática das crianças como um dos elementos que pode construir uma formação de professores/as lúdica, brincante e acolhedora das diferenças, voltada à realização de práticas pedagógicas que respeitem todas as crianças e suas múltiplas infâncias. Buscando responder à questão-problema “como construir uma formação de pedagogos/as voltada à realização de um trabalho pedagógico que respeite e acolha a expressão dramática de todas as crianças?”, o processo de estudo baseou-se no princípio de que a escola deve ser um lugar de encantamento e não de desamores gerados pela lógica adultocêntrica que enquadra e normatiza os modos de ser e estar no mundo. Para tanto, foram elaborados os conceitos de brincadeira dramática infantil, de criança e de infância, buscando compreender como se configura a Educação Infantil e qual a identidade do adulto/professor/a que trabalha nesta etapa, refletindo, simultaneamente, sobre as questões da diferença e da diversidade presentes na escola. A pesquisa se caracteriza como um estudo de cunho qualitativo de caráter bibliográfico com inserção de algumas memórias pessoais. Como resultado, reconheceu-se a necessidade de a escola se configurar como um ambiente respeitador das particularidades e múltiplos corpos e modos de ser no que diz respeito à ação dramática das crianças. Verificou-se que a formação inicial e a continuada de profissionais da Educação Infantil devem atentar para o jogo dramático para que se construa uma Educação Infantil de acolhimento e de respeito às diferenças e às culturas infantis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2173627327226860por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil