Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, Dandara Pereira
dc.date.accessioned2021-07-20T23:17:18Z
dc.date.available2021-07-20T23:17:18Z
dc.date.issued2021-01-14
dc.identifier.citationSOUSA, Dandara Pereira. Espaços de cuidado terapêuticos ocupacionais como estratégias de resistência e promoção das ações afirmativas e da equidade racial nos espaços universitários. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14638.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14638
dc.description.abstractIt is understood that racism and sexism are markers of the Brazilian social structure and play an extremely important role in the constitution of the country's inequalities and exclusions. These are social problems that historically reflect on the daily lives of the black population. One of the reflexes brought up by this question is the minority number of black students entering higher education and the difficulty of staying in universities. The project Safe Space: host and coping strategies to everyday violence of racism and sexism [Espaço seguro: acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do racismo e do machismo] aimed to understand what are the impacts of racism on the daily lives of black university students, as well as their individual strategies to resist racial inequality within the academic environment . Thus, a group was formed to develop collective activities, and listening spaces for mapping and welcoming situations related to the daily racism experienced by participants. The knowledge in occupational therapy and the powers brought by human activities were used as tools for building these Collective Meetings. The project seeks to contribute to the construction of institutional proposals and policies, changes in the context of epistemic inequality, the effectiveness of affirmative action policies and student permanence and, consequently, the construction of a more egalitarian higher education environment. The present work is composed of the contextualization of racism in Brazil and Higher Education, propositions of occupational therapy that contribute to affirmative actions, reports and reflections on the experiences of Espaço Seguro in 2019por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerapia Ocupacionalpor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectSexismopor
dc.subjectNegritudepor
dc.subjectAcolhimentopor
dc.titleEspaços de cuidado terapêuticos ocupacionais como estratégias de resistência e promoção das ações afirmativas e da equidade racial nos espaços universitáriospor
dc.title.alternativeOccupational therapeutic care spaces as resistance strategies and promotion of affirmative actions and racial equity in university spacespor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Carla Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6417501858864106por
dc.description.resumoCompreende-se que o racismo e machismo são marcadores da estrutura social brasileira e apresentam papel extremamente importante na constituição das desigualdades e exclusões do país. São mazelas sociais que historicamente refletem no cotidiano da população negra. Um dos reflexos trazidos por tal questão é o minoritário número de ingressantes negros a educação superior e a dificuldade de permanência nas universidades. O projeto Espaço seguro: acolhimento e estratégias de enfrentamento às violências cotidianas do racismo e do machismo teve como intenção compreender quais são os impactos do racismo no cotidiano de universitários negros, bem como, as suas estratégias individuais de resistência a desigualdade racial dentro do ambiente acadêmico. Assim, formou-se um grupo para o desenvolvimento de atividades em coletivo, e espaços de escuta para o mapeamento e acolhimento das situações relacionadas ao racismo cotidiano vivido pelos participantes. Os conhecimentos em terapia ocupacional e as potências trazidas pelas atividades humanas foram utilizados como ferramentas para construção destes Encontros Coletivos. Com o projeto busca-se contribuir para a construção de propostas e políticas institucionais, mudança no quadro de desigualdade epistêmica, efetividade das políticas de ações afirmativas e de permanência estudantil e, consequentemente, construção de um ambiente de educação superior mais igualitário. O presente trabalho é composto pela contextualização do racismo no Brasil e Ensino Superior, proposições da terapia ocupacional que contribuem com as ações afirmativas, relatos e reflexões sobre as experiências do Espaço Seguro no ano de 2019.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5158613233436365por
dc.publisher.courseTerapia Ocupacional - TOpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil