Show simple item record

dc.contributor.authorMoreira, Iracema Eliza de Vasconcellos
dc.date.accessioned2021-07-26T12:24:23Z
dc.date.available2021-07-26T12:24:23Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationMOREIRA, Iracema Eliza de Vasconcellos. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: uma revisão sistemática de literatura. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14663.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14663
dc.description.abstractThis research aims to present a scenario of the publications of academic papers that deal with the Institutionalization of Distance Education in Public Institutions of Brazilian Higher Education. The methodology adopted is the systematic literature review and followed the following phases: collection, filtering, and analysis of texts. The texts were taken from databases of databases of academic papers available at internet: Brazilian Digital Library, Capes Thesis and Dissertations Database, SciELO database, Google Academic and Microsoft Academic. The proposed section for the selection of texts was based on collecting the material that contemplated the expressions "Institutionalization of Distance Education" or "Institutionalization of DISTANCE" in the titles of the works. After completing the filtering, it was possible to group together 29 academic researches, 7 theses and 22 dissertations. For the analysis of the texts, all texts were codification. The coding was made from the choice of the categories of analysis adopted and was facilitated with the use of the software NVivo. The results demonstrate the relevance of the modality of Distance Education in the creation of Technological Centers in Higher Education Institutions, in the training of thousands of students, in the acquisition of knowledge for teaching and in the advances and even setbacks of public policies for EaD. We observed that the theme of the institutionalization of THE in public institutions of higher education still deserves a close look on the part of the academic community, because it has not been exhausted and requires the attention of the State to achieve equivalences of the modality with face-to-face education and to overcome the pedagogical and administrative demands fundamental to the realization of the mission of public institutions for continuous improvement of the quality and expansion of Brazilian education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectInstituições públicaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInstitutionalizationeng
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectPublic Institutionseng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.titleA institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: uma revisão sistemática de literaturapor
dc.title.alternativeThe institutionalization of distance education in brazilian public higher education: a systematic literature revieweng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mill, Daniel Ribeiro Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515286597269486por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo apresentar um cenário das publicações de trabalhos acadêmicos que tratam da Institucionalização da Educação a Distância em Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras. A metodologia adotada é a revisão sistemática de literatura e seguiu as seguintes fases: coleta, filtragem e análise dos textos. Os textos foram retirados de bancos de dados de bases de repositórios de trabalhos acadêmicos disponíveis na internet: Biblioteca Digital Brasileira, Banco de Teses e Dissertações da Capes, base SciELO, Google Acadêmico e Microsoft Academic. O recorte proposto para a seleção dos textos baseou-se em coletar o material que contemplasse as expressões “Institucionalização da Educação a Distância” ou “Institucionalização da EaD” nos títulos dos trabalhos. Concluída essa filtragem foi possível agrupar 29 pesquisas acadêmicas, sendo 7 teses e 22 dissertações. Para a análise dos textos, realizou-se a codificação de todos os textos. A codificação foi feita a partir da escolha das categorias de análise adotadas e foi facilitada com o uso do software NVivo. Os resultados demonstram a relevância da modalidade de Educação a Distância na criação de Centros Tecnológicos nas Instituições de Ensino Superior, na formação de milhares de estudantes, na aquisição de saberes para a docência e nos avanços e até retrocessos das Políticas Públicas para a EaD. Observamos que o tema da institucionalização da EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior ainda merece um olhar atento por parte da comunidade acadêmica, pois não se esgotou e necessita da atenção do Estado para a concretização de equivalências da modalidade com a educação presencial e para a superação das demandas pedagógicas e administrativas fundamentais para a efetivação da missão das Instituições Públicas de melhoria contínua da qualidade e da ampliação da Educação brasileira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9824181951442882por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil