Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Josimeire Moura da
dc.date.accessioned2021-07-28T01:32:05Z
dc.date.available2021-07-28T01:32:05Z
dc.date.issued2014-12-02
dc.identifier.citationSILVA, Josimeire Moura da. Avaliação de uma biblioteca universitária na perspectiva dos usuários: o caso da Biblioteca da Unesp Câmpus de Rio Claro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14675.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14675
dc.description.abstractThis monograph pertains to the area of Librarianship known as “Studies of Users and Uses”, an area which focuses in studying and evaluating the uses and users of all kinds of libraries and information and services centers. In this manner, the study reported here had as its main goal to map the perception that the users of a university library have of its services. More specifically it aimed to identify the library users’ profile; to determine the knowledge and concepts the user has in relation to these products and services and to map the general view that they have of the library as a whole. The methodological instruments adopted were bibliographical research; documental research and the use of an electronic data collection instrument sent by e-mail to the whole academic community to identify frequency, type of reading, service evaluation, library collection, space/ physical structure evaluation and product/ services evaluation. After collecting data, the information went through a process of tabulation and simple statistical analysis to better interpret and present these results. It can be said that the proposal was realistic and all the objectives were achieved, and that this work ended up being a tool of approximation between users and the library, and collecting answers regarding their perception about the mentioned topics. This project aimed to identify in the results of this study the needs and priorities for possible improvements to the products and services of the library, that is, it hoped to inform the professional practice, turning it into a more evidence-based practice.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de produtos/serviços. Estudos de usos e usuários. Biblioteca universitária. Biblioteconomia baseada em evidência (BBE).Products/ service evaluation. Uses and user studies. University Library. Evidence-based Librarianship.por
dc.titleAvaliação de uma biblioteca universitária na perspectiva dos usuários: o caso da Biblioteca da Unesp Câmpus de Rio Claropor
dc.title.alternativeEvaluation of a university library from a user perspective: the case of the Unesp Câmpus de Rio Claro Librarypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Furnival, Ariadne Chloe Mary
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1291482506649810por
dc.description.resumoEste trabalho se enquadra na área de Biblioteconomia conhecida como “Estudos de usos e usuários”, área esta que tem como foco estudar e avaliar os usos e usuários de todo tipo de biblioteca, e centro e serviços de informação. Assim, o estudo aqui relatado teve como objetivo geral mapear a percepção que os usuários de uma biblioteca universitária tem da mesma. Mais especificamente, visa identificar o perfil do usuário da biblioteca; determinar o conhecimento e conceito que este tem sobre os produtos e serviços da biblioteca; levantar as opiniões e percepções que o usuário tem em relação a esses produtos e serviços; mapear a visão que detêm da biblioteca no todo. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; um instrumento de coleta de dados eletrônico via e-mail para toda comunidade acadêmica pontuando frequência, tipo de leitura, avaliação do serviço de atendimento, avaliação do acervo, avaliação do espaço físico/estrutura e avaliação dos produtos/serviços. Após a coleta dos dados, passaram por uma tabulação e análise estatística simples, para a melhor interpretação destes de modo a apresentar os resultados encontrados. Pode-se dizer que a proposta apresentou-se viável e foram cumpridos plenamente os objetivos, pois apresentou-se como elemento de aproximação entre o usuário e a biblioteca tendo como resposta a sua percepção quanto aos tópicos colocados. Visava-se identificar nos resultados desse estudo as necessidades e prioridades para possíveis melhorias nos produtos e serviços da Biblioteca; ou seja, espera-se que os resultados possam informar a prática profissional, que passaria a ser assim, uma prática biblioteconômica baseada na evidência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0000000000000000por
dc.publisher.courseBiblioteconomia e Ciência da Informação - BCIpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil