Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Marcos Antonio Gonçalves dos
dc.date.accessioned2021-08-11T18:23:23Z
dc.date.available2021-08-11T18:23:23Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Antonio Gonçalves dos. O conceito de sociabilidade em Georg Simmel: contribuições à sociologia da infância. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14732.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14732
dc.description.abstractThis research aimed to understand the change in the use of the concept of socialization to the use of the concept of sociability and the emergence conditions of this conceptual turn within the field Sociology of Childhood. This field, which was constituted with a strong criticism of the concept of socialization in its Durkheimian sense, has been broadening the debate on the processes of socialization, either reconceptualizing, or proposing other concepts. A bibliographic study was carried out, with genealogical inspiration, based on the platforms Scielo Br and Catalog of Theses and Dissertations of CAPES, which have been used to understand: why the concept of sociability came to be used; the concept of sociability itself; which authors started using the concept of sociability; and, finally, who developed the concept of sociability. It was found that the concept of socialization is still used in its Durkheimian sense; that there is still a confusion between the concepts of socialization and sociability; that the concept of Interpretative Reproduction is used as an alternative to that of socialization; that the concept of sociability bears elements which corroborate the understanding of the phenomenon of interaction between society and individual in the sphere of the proposal and the principles of Sociology of Childhood.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectSocializaçãopor
dc.subjectSociologia da infânciapor
dc.subjectSociabilityeng
dc.subjectSocializationeng
dc.subjectSociology of childhoodeng
dc.titleO conceito de sociabilidade em Georg Simmel: contribuições à sociologia da infânciapor
dc.title.alternativeThe concept of sociability in Georg Simmel: contributions to the sociology of childhoodeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moruzzi, Andrea Braga
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1502374705668286por
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como proposta entender a mudança no uso do conceito de socialização para o uso do conceito de sociabilidade e as condições de emergência desta virada conceitual dentro do campo da Sociologia da Infância. Este campo, que se constituiu com uma forte crítica ao conceito de socialização em seu sentido durkheimiano, vem ampliando o debate sobre os processos de socialização, ora reconceituando, ora propondo outros conceitos. Realizou-se um estudo bibliográfico, com inspiração genealógica, com base nas plataformas Scielo Br e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com o qual trabalhou-se para entender: por que o conceito de sociabilidade passou a ser utilizado; o próprio conceito de sociabilidade; quais as/os autoras(es) que inauguraram o uso do conceito de sociabilidade; e, por último, quem desenvolveu o conceito de sociabilidade. Foi constatado que o conceito de socialização ainda é utilizado em seu sentido durkheimiano; que ainda há uma confusão entre os conceitos de socialização e sociabilidade; que o conceito de Reprodução Interpretativa é utilizado como alternativa ao de socialização; que o conceito de sociabilidade possui elementos que corroboram o entendimento do fenômeno de interação entre sociedade e indivíduo no âmbito da proposta e dos princípios da Sociologia da Infância.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426333/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9756619267774446por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil