dc.contributor.author | Lourenção, Guilherme Jorge Martins | |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T17:04:25Z | |
dc.date.available | 2021-08-13T17:04:25Z | |
dc.date.issued | 2021-06-25 | |
dc.identifier.citation | LOURENÇÃO, Guilherme Jorge Martins. Interação universidade-empresa para o ensino de gestão da qualidade baseado em casos reais de engenharia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14749. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14749 | |
dc.description.abstract | The subject of Quality Management in Production Engineering courses tends to be fundamentally theoretical and, to increase the effectiveness of teaching this curricular unit, demonstrate that the use of real data from the area, especially with partnerships between University-Company can enhance the teaching of these curricular contents, as well as assist in improving the teaching-learning process of undergraduate courses that have this type of subject in their curriculum. Given these assumptions, an Extension project was initiated between a system integrator of the automotive sector and the Federal University of São Carlos with the purpose of bringing cases of real problems applicable to the topics covered in the classroom, also defining an integrated project in order to generate greater involvement between the partners. With the project consolidated, the following were elaborated Cases and training to be applied in the classroom; a final project that required group work and constant contact with the company for evaluation of the project's progress according to reports and schedule; expository classes as a theoretical basis the Quality Management literature. As a result, we obtained a robust teaching method that promoted, in addition to joint learning, an approximation between the realities of the Public University and a company consolidated in the multinational market. | en |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interação Universidade Empresa | por |
dc.subject | Método de ensino em Universidades | por |
dc.subject | Gestão da qualidade | por |
dc.subject | University Company interaction | en |
dc.subject | Teaching method at Universities | en |
dc.subject | Quality management | en |
dc.title | Interação universidade-empresa para o ensino de gestão da qualidade baseado em casos reais de engenharia | por |
dc.title.alternative | University-company interaction for quality management teaching based on real engineering cases | en |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Borrás, Miguel Ángel Aires | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0247842684077591 | por |
dc.description.resumo | A disciplina de Gestão da Qualidade nos cursos de Engenharia de Produção tende a ser fundamentalmente teórica e, para incrementar a eficácia do ensino dessa unidade curricular, demonstrar que o uso de dados reais da área, especialmente com parcerias entre Universidade-Empresa pode potencializar o ensino desses conteúdos curriculares, assim como auxiliar no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação que possuem esse tipo de disciplina em sua matriz curricular. Dadas essas premissas, iniciou-se um projeto de Extensão entre uma Sistemista do setor automotivo e a Universidade Federal de São Carlos com o propósito de trazer casos de problemáticas reais cabíveis aos temas abordados em sala de aula, definindo-se também um projeto integrado no intuito de gerar um maior envolvimento entre as partes parceiras. Com o projeto consolidado, foram elaborados: Casos e treinamentos para serem aplicados em sala de aula; um projeto final que exigiu o trabalho em grupo e constante contato com a empresa para avaliação do avanço do projeto conforme relatórios e cronograma; aulas expositivas como base teórica a literatura de Gestão da Qualidade. Como resultado, obteve-se um método de ensino robusto que promoveu além da aprendizagem conjunta, uma aproximação entre as realidades da Universidade Pública e de uma Empresa consolidada no mercado multinacional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/113773793689851 | por |
dc.publisher.course | Engenharia de Produção - EP-So | por |