Mostrar el registro sencillo del ítem
Recurso didático como facilitador no ensino de genética: uma perspectiva no campo da inclusão educacional
dc.contributor.author | Antonio, Bárbara Cunha Padilha | |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T19:09:15Z | |
dc.date.available | 2021-08-17T19:09:15Z | |
dc.date.issued | 2021-07-05 | |
dc.identifier.citation | ANTONIO, Bárbara Cunha Padilha. Recurso didático como facilitador no ensino de genética: uma perspectiva no campo da inclusão educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14759. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14759 | |
dc.description.abstract | The New Biology has had a lot of visibility in the media. This theme integrates current technologies related to DNA and their new applications in the field of genetics. Any questioning about the scientific advance in technologies related to this area has guided ethical and social issues to the scientific world. Several studies related to teaching in the area of genetics converge in saying that this is considered difficult for students to learn, including students with vision difficulties. Thus, it is important to apply methodologies and use tools that support their understanding. In this context, didactic resources are great options as aids for content consolidation and to allow students to interact in the classroom, also helping in educational inclusion. The present work had as its general objective to verify the understanding of the difficulties and possibilities by Science and Biology teachers, from public and private schools, about an inclusive teaching resource elaborated from low-cost materials, designed for people with visual impairment - blind or with low vision - built to assist in learning a genetics content in basic education classrooms. The resource was made to work on concepts from Mendel's first law, with emphasis on the genotype/phenotype and dominance/recessiveness relationship. The phenotype selected was sensitivity to Phenylthiocarbamide (PTC). Styrofoam spheres and biscuit dough were used for its construction to represent the cell and its receptor, and biscuit with adhered beads to represent the genotypes (chromosomes/alleles). Data were obtained through an online questionnaire in order to obtain the teachers' evaluations (n=10) about the resource, and for its analysis the methodological instrument of Content Analysis by Laurence Bardin (2002) was used. As primary results of the research, it was found that the constructed didactic resource can be an important element that facilitates the understanding of concepts considered complex, of abstractions, promoting a more significant learning, which may help in inclusion and requiring initial and continued training in addition to planning teachers to use and build effective resources. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Herança Mendeliana | por |
dc.subject | mendelian inheritance | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Visual impairment | por |
dc.subject | Cegos | por |
dc.subject | Blind | por |
dc.subject | Baixa visão | por |
dc.subject | Low vision | por |
dc.title | Recurso didático como facilitador no ensino de genética: uma perspectiva no campo da inclusão educacional | por |
dc.title.alternative | Didactic resource as a facilitator in genetics teaching: a perspective in the field of inclusive education | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Peripato, Andréa Cristina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0657713343451089 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330976062026878 | por |
dc.description.resumo | A chamada Nova Biologia tem tido muita visibilidade pela mídia. Essa temática integra tecnologias atuais relacionadas ao DNA e as novas aplicações dessas na área da genética. Todo questionamento acerca do avanço científico em tecnologias relacionadas a essa área tem pautado questões éticas e sociais ao mundo científico. Diversos estudos relacionados ao ensino na área da genética convergem em dizer que essa é considerada de difícil aprendizado pelos alunos, entre eles os alunos com dificuldades de visão. Dessa forma, faz-se importante a aplicação de metodologias e utilização de ferramentas que ampare o seu entendimento. Nesse contexto, recursos didáticos são ótimas opções como auxiliares para consolidação de conteúdos e para permitir a interação de alunos em sala de aula, auxiliando também na inclusão educacional. O presente trabalho teve como seu objetivo geral, verificar a compreensão das dificuldades e possibilidades por parte de professores de Ciências e Biologia, de escolas públicas e privadas sobre um recurso didático inclusivo elaborado a partir de materiais de baixo custo, pensado para pessoas com deficiência visual - cegas ou com baixa visão - construído para auxiliar na aprendizagem de um conteúdo de Genética em salas de aula da educação básica. O recurso foi feito para trabalhar conceitos da primeira lei de Mendel, com ênfase na relação genótipo/fenótipo e dominância/recessividade. O fenótipo selecionado foi a sensibilidade à Feniltiocarbamida (PTC). Para sua construção foram utilizadas esferas de isopor e massa de biscuit para representar a célula e seu receptor, e biscuit com miçangas aderidas para representar os genótipos (cromossomos/alelos). Os dados foram obtidos por meio de questionário on-line com intuito de obter as avaliações dos professores (n=10) sobre o recurso, e para sua análise foi utilizado o instrumento metodológico da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2002). Como resultados primordiais da pesquisa obteve-se que o recurso didático construído pode ser um importante elemento facilitador da compreensão de conceitos considerados complexos, de abstrações, promovendo uma aprendizagem mais significativa, podendo auxiliar na inclusão e sendo necessário a formação inicial e continuada além do planejamento dos professores para que esses utilizem e construam recursos eficazes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |
dc.description.sponsorshipId | Nâo se aplica | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3220595245803743 | por |
dc.identifier.url | Não se aplica | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL | por |