Mostrar registro simples

dc.contributor.authorErlo, Daniela Lopes
dc.date.accessioned2021-08-23T11:15:04Z
dc.date.available2021-08-23T11:15:04Z
dc.date.issued2021-07-15
dc.identifier.citationERLO, Daniela Lopes. Ensino de inglês para crianças em fase de alfabetização durante uma pandemia: desafios para a adaptação e elaboração de materiais didáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14786.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14786
dc.description.abstractThe main objective of the research is to characterize a context of teaching English to children and discuss some aspects related to the planning, implementation and evaluation of activities during the COVID-19 pandemic. This is the teaching context for a group of 9 students in the literacy phase of a private school in the countryside of São Paulo, where the teacher-researcher has been working for 12 years. We start from the assumption that the children in the preschool phase arrive at the school with a linguistic and cultural repertoire built mainly in their social interactions with the family and their circle of friends, because "learning and development are interrelated from the first day of a child’s life" (VIGOTSKY, 1998, p. 110). Therefore, the teacher plays a fundamental role in the context of formal education, when planning and implementing teaching situations that can contribute to social interaction between students and between students and materials. In addition, we start from the classification of scaffolding types proposed by Wood, Bruner and Ross (1976) from the Vigotskyan theory as categories of analysis of our corpus, considering that the didactic strategies used by the teacher are types of scaffolding to be offered to the students in the performance of activities in groups, in pairs or individual. As a result, our research identified that, in the context, a printed educational material is used that bases the teaching planning, based on the principles of integration, autonomy, independence and access to culture. In addition, our analyses showed that the process of teaching English language learning in the literacy phase, based on activities that promote interactions in a cooperative approach (DONNINI, 2013) could contribute to greater involvement of families in the mediation process, which was fundamental for the teaching and learning of the English language in the researched context.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de inglês para criançaspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTeaching English to childreneng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleEnsino de inglês para crianças em fase de alfabetização durante uma pandemia: desafios para a adaptação e elaboração de materiais didáticospor
dc.title.alternativeTeaching english to literate children during a pandemic: challenges for adapting and designing teaching materialseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gregolin, Isadora Valencise
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1015869228676997por
dc.description.resumoO objetivo principal da pesquisa foi caracterizar um contexto de ensino de inglês para crianças e discutir alguns aspectos relacionados com o planejamento, implementação e avaliação de atividades durante a pandemia COVID-19. Trata-se do contexto de ensino para um grupo de 9 (nove) alunos na fase de alfabetização de uma escola particular do interior de São Paulo, local em que a professora-pesquisadora atuava há 12 anos. Partimos do pressuposto de que as crianças na fase pré-escolar chegam à escola com repertório linguístico e cultural construído principalmente em suas interações sociais com a família e seu círculo de amigos, pois “o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança” (VIGOTSKY, 1998, p. 110). Portanto, o professor cumpre papel fundamental no contexto de ensino formal, ao planejar e implementar situações de ensino que possam contribuir para a interação social entre os alunos e entre os alunos e os materiais. Além disso, partimos da classificação de tipos de andaimes proposta por Wood, Bruner e Ross (1976) a partir da teoria vigotskyana como categorias de análise do nosso corpus, considerando que as estratégias didáticas utilizadas pela professora são tipos de andaime a serem oferecidos aos alunos na realização de atividades em grupos, em duplas ou individuais. Como resultados, nossa pesquisa identificou que, no contexto, o material didático impresso utilizado se fundamentava nos princípios de integração, autonomia, independência e acesso à cultura. Assim, diante da necessidade de adaptá-lo para o contexto remoto da pandemia do COVID-19, o processo de ensino aprendizagem da língua inglesa se baseou em atividades que promovessem interações em uma abordagem cooperativa (DONNINI, 2013), o que contribuiu com maior envolvimento das famílias na mediação do processo e foi fundamental para que ocorresse o desenvolvimento dos alunos na língua inglesa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8870518002594146por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil