Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, Nayhara Almeida
dc.date.accessioned2021-09-20T13:01:08Z
dc.date.available2021-09-20T13:01:08Z
dc.date.issued2021-07-08
dc.identifier.citationSOUSA, Nayhara Almeida. “Não nasci rodeada de livros, e sim, rodeada de palavras”: experiências de mulheres negras na UFMS. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14913.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14913
dc.description.abstractThis research aims to understand sociologically the meanings produced by black women, from their experiences as students in undergraduate courses at UFMS, in the period between 2013 and 2018. With this, we seek to interpret the multiple subjective and social effects of these experiences from the context of the implementation of national policies of affirmative action and Law 12.711, 2012. The law, which became known as the "Quotas Law", made it mandatory to adopt quotas with criteria of school origin (public school), race, and income in all federal universities and federal institutes of technical high school education in the country. With the approval of the "Quotas Law", the Brazilian State consolidated and unified what was already a reality in a large part of the public universities, which had been adopting some kind of affirmative action policy since the previous decade. In the case of the UFMS experience, our specific objectives are: a) To understand how black students build their individual and collective experiences of agency within the UFMS. b) To analyze how the UFMS has implemented actions for student access and permanence, within the scope of Law 12.711/2012, with emphasis on its reflections on black women quota holders. This qualitative and exploratory research was conducted through documentary and bibliographic research and interviews to capture the students’ living experiences. Our theoretical and methodological approach is based on the contributions of Postccolonial Studies, Cultural Studies, Black Feminist Epistemology, Cultural Studies and Black Feminist Epistemology.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres negraspor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectBlack womeneng
dc.subjectExperienceseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectAffirmative actioneng
dc.subjectUniversityeng
dc.title“Não nasci rodeada de livros, e sim, rodeada de palavras”: experiências de mulheres negras na UFMSpor
dc.title.alternative"I was not born surrounded by books, but surrounded by words": experiences of black women at UFMSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medeiros, Priscila Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8021362429861754por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo geral interpretar sociologicamente as significações produzidas por mulheres negras, a partir de suas experiências como estudantes em cursos de graduação da UFMS, no período entre o ano de 2013 a 2018. Com isso, buscamos interpretar os múltiplos efeitos subjetivos e sociais dessas experiências relacionando-os ao contexto de implementação das políticas nacionais de ações afirmativas e da Lei 12.711, de 2012. A Lei conhecida como “Lei de Cotas”, que tornou obrigatória a adoção de cotas com critérios de origem escolar (escola pública), racial e de renda em todas as universidades federais e em institutos federais de ensino técnico de ensino médio do país. Com a aprovação da “Lei de Cotas”, o Estado Brasileiro consolidou e unificou o que já era realidade em grande parcela das universidades públicas, que vinham adotando algum tipo de política de ação afirmativa desde a década anterior. No caso da experiência da UFMS os nossos objetivos específicos são: a) Compreender como as estudantes negras constroem suas experiências de agência, tanto individuais como coletivas, dentro da UFMS. b) Analisar de que maneira a UFMS tem implementado ações de acesso e permanência estudantil, no âmbito da Lei 12.711/2012, com destaque para seus reflexos sobre as mulheres negras cotistas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi realizada por meio de pesquisas documental, bibliográfica e com a realização de entrevistas para captar as experiências vividas pelas estudantes. Nosso aporte teórico-metodológico é baseado nas contribuições dos Estudos Pós- Coloniais, Estudos Culturais e Epistemologia Feminista Negra, Estudos Culturais e Epistemologia Feminista Negra.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipId88887368483201900por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3323228102929152por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil