Show simple item record

dc.contributor.authorDíaz Dextre, Katia Miluska
dc.date.accessioned2021-10-13T11:19:55Z
dc.date.available2021-10-13T11:19:55Z
dc.date.issued2021-09-27
dc.identifier.citationDÍAZ DEXTRE, Katia Miluska. O stress no trabalho do docente da Pós-Graduação. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14985.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14985
dc.description.abstractThe general objetive was to investigate psychodynamics of stress and possible implications for the health and subjetivity of professors in a Graduate Program at renowned public university. We started the hypothesis and the existence of professors with stress and how this condition could lead to psychological suffering and health problems. The specific objetives were: Identifying existence of stress or the absence of stress, and in which phases (alarm, resistance, near, exhaustion and exhaustion); identifying existence of positive indices of common mental disorders or the absence of common mental disorders; characterizing the daily work, the existence of pressures, conflicts related to the demands of the management model and work evaluation; raise data indicative of the intensification of professor work. Also, Questionnaire and Semi-structured Interviews were used as methodological instruments. The Questionnaire was applied to 24 professors and it includes the Stress Symptoms Inventory (ISSL), the Self Report Questionnaire (SRQ-20) and questions about work, health and family life. The Semi-structured interviews were carried out with 7 professors and dealt with the theme of stress at work. Stress was found in 33.33% of the sample. After, analyzing the questionnaire data, commented summaries of the interviews and analysis of Categories A (Intensified work) and B (Suffering, stress and illness) were presented. We conclude that stress on teachers is characterized by biopsychic wear related to intensified work and the institutional dynamics of the university.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntensificação do trabalho do docentepor
dc.subjectTranstornos mentais comunspor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectStresseng
dc.titleO stress no trabalho do docente da Pós-Graduaçãopor
dc.title.alternativeEl stress en el trabajo del docente de Postgradospa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Silva, Eduardo Pinto e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3492708361349827por
dc.description.resumoO objetivo geral foi investigar a psicodinâmica do stress e possíveis implicações para a saúde e subjetividade de docentes de um Programa de Pós-Graduação de renomada universidade pública. Partimos da hipótese da existência de docentes com stress e que tal condição pode acarretar em sofrimento psíquico e problemas de saúde. Os objetivos específicos foram: Identificar existência ou não de stress, e em qual fase (alarme, resistência, quase exaustão e exaustão); identificar existência ou não de índices positivos de transtornos mentais comuns; caracterizar o cotidiano de trabalho e a existência de pressões e conflitos relacionados às demandas do modelo de gestão e avaliação do trabalho; levantar dados indicativos de intensificação do trabalho docente. Os objetivos e hipótese puderam ser relacionados à correlação de inúmeros fatores sociais, institucionais, organizacionais e psicossociais do cotidiano do trabalho. Foram utilizados como instrumentos metodológicos: Questionário e Entrevistas Semiestruturadas. O Questionário foi aplicado a 24 docentes e incluiu o Inventário de Sintomas do Stress (ISSL), o Self Report Questionnaire (SRQ-20) e questões sobre trabalho, saúde e vida familiar. As Entrevistas Semiestruturadas foram realizadas com 7 docentes e versaram sobre o tema Stress no Trabalho. Verificou-se stress em 33,33% da amostra. Após análise dos dados do Questionário foram apresentadas sínteses comentadas das entrevistas e análise das Categorias A (Trabalho intensificado) e B (Sofrimento, stress e adoecimento). Concluímos que o stress nos docentes se caracteriza por desgaste biopsíquico relacionado ao trabalho intensificado e à dinâmica institucional da universidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426344/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3161253775430270por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil